As escolinhas de futsal desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Esportes têm sido uma ferramenta social importante na educação das crianças e jovens em São Sebastião do Paraíso. Diante disto, o projeto, que atende ao futsal masculino e feminino, a cada dia que passa tem atraído um número mais de crianças e jovens com idades entre 9 a 17 anos, proporcionado lazer, promovendo saúde e sendo protagonista no combate de fatores de risco sociais como à criminalidade, drogas e outros desvios de conduta.
Em Paraíso, as escolinhas são desenvolvidas pelos professores de futsal masculino, Olavo Martins Júnior, e futsal feminino, com os professores Betinho Alves e Cristiano Martins Ribeiro. Os três professores têm atendido a demanda da cidade como escolinhas espalhadas pelas quadras municipais nos bairros São Judas, Santa Tereza (quadra do CAIC), Praça de Esportes Castelo Branco, e Centro Social Urbano 1 e 2.
Segundo Alves, o trabalho que é desenvolvido no futsal tem alcançado ótimos resultados no que se diz respeito à disciplina, prevenindo e combatendo situações sociais enfrentadas pelas crianças e jovens. “O futsal tem sido fator de amparo e motivação determinante na vida de nossos alunos”, destaca.
Para Olavo Júnior, “o jovem hoje tem tido à oportunidade de viver o sonho de jogar futsal e de se tornar um jogador profissional, haja vista os exemplos bem sucedidos revelados pela modalidade na cidade, que estiveram ou estão em clubes como Praia Clube / Uberlândia, Barateiro (SC), Educar-SE, e Intelli”, completa.
As escolinhas são abertas a crianças e jovens com idades entre 9 a 17 anos, com funcionamento de segunda a sexta-feira. Para obter maiores informações os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esporte, na Arena João Mambrini, ou pelos telefones 3531-1296 ou 3531-2807.