CAFEICULTURA

Circuito Mineiro da Cafeicultura será em Paraíso no segundo semestre

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 02-04-2017 10:04 | 2280
Circuito divulga as tecnologias do setor do café e promove a troca de informações
Circuito divulga as tecnologias do setor do café e promove a troca de informações Foto: Reprodução

O Circuito Mineiro da Cafeicultura de 2017 terá início nesta quarta-feira,29, em Conceição da Aparecida, no Sul do Estado. Esta é a 17ª edição que tem o objetivo de divulgar as tecnologias do setor e promover a troca de informações entre técnicos, empresários e agricultores para melhorar a qualidade do café, reduzir custos na produção e aumentar a renda dos produtores. Em São Sebastião do Paraíso o encontro dos produtores e especialistas acontecerá em agosto. 
O Circuito é realizado nas quatro regiões produtores de café de Minas Gerais compreendidas pelo Sul de Minas, Cerrado, Matas de Minas e Chapada de Minas.  Serão mais de 30 etapas, a maioria com as datas já confirmadas. A participação dos produtores é gratuita e as inscrições são feitas nos locais dos eventos. No Circuito Mineiro da Cafeicultura terá mais de 30 etapas em 2017 onde ao longo do período são divulgadas as tecnologias do setor do café e promovida a troca de informações.
O evento é uma promoção do Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais),e é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Universidade Federal de Lavras e prefeituras dos municípios envolvidos. Também costumam participar e apoiar a iniciativa órgãos como sindicatos dos produtores rurais, cooperativas, empresas de produtos e implementos agrícolas, além da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).
Os temas abordados em cada etapa são relativos àquela microrregião produtora. “O circuito é bem direcionado.  O único tema que é discutido em todos os municípios é a questão ambiental, principalmente com esta redução da oferta de água”, explica o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Can-gussu. Outro assunto que será muito abordado este ano é gestão da propriedade. “Muitos produtores não anotam os gastos com a atividade. Isso dificulta a análise do técnico da Emater-MG na hora de calcular os custos de produção naquela propriedade. E o produtor que não sabe quanto custa produzir, terá dificuldades para saber o momento correto de vender o café. Este registro é importantíssimo para a tomada de decisão”, comenta o coordenador.




PRIMEIRAS ETAPAS
A primeira etapa do Circuito será em Conceição da Aparecida, nesta quarta-feira, 29 de março, acontecerá no Ginásio Poliesportivo da cidade, a partir das 13h. Entre os assuntos que serão discutidos, estão o controle da broca do cafeeiro e a microbiologia do solo. Já no dia 30 de março, será a vez da etapa em Nepomuceno, também no Sul de Minas. Além de palestras sobre associativismo, fertilidade do solo e sustentabilidade, haverá a solenidade de encerramento do Concurso Municipal de Qualidade do Café de 2016. O evento começa às 12h30, no Centro de Eventos da prefeitura.
Em São Sebastião do Paraíso o encontro costuma ocorrer na Fazenda Experimental da Epamig, localizada no km 12 da estrada vicinal que dá acesso ao Distrito de Guardinha. Conforme o calendário estabelecido, os produtores de café do município e região vão se reunir no dia 31 de agosto. Em Guaxupé o encontro será no dia 19 de abril, enquanto que em Cássia a reunião do setor será em 26 de setembro e em Passos os cafeicultores estarão debatendo as atividades do setor em 14 de novembro. Confira detalhes do calendário no quadro em anexo. 




PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO MINEIRO DA CAFEICULTURA
Março
Conceição da Aparecida – dia 29
Nepomuceno – dia 30

Abril
Aguanil – dia 18
Divino – dia 18
Guaxupé – dia 19
São Francisco do Glória – dia 20
Paraguaçu – dia 25
Santo Antônio do Amparo –  dia 26
Fervedouro – dia 28

Maio
Alterosa – dia 2
Lavras – dia 3
Pedralva – dia 4
Jacutinga – dia 11
Cambuquira – dia 16




Agosto
Campo Belo -  dia 24
São Sebastião do Paraíso –  dia 31




Setembro
Chalé – dia 14
Lambari – dia 14
Santa Rita do Sapucaí – dia 21
Santa Rosa da Serra – dia 21
Cássia – dia 26
Boa Esperança – dia 28
Caratinga – dia 28




Outubro
Campos Gerais – dia 5
Conceição das Pedras – dia 11
Piumhi – dia 17
Carmo da Cachoeira – dia 19
Angelândia – dia 22
Santa Margarida – dia 25
Careaçu – dia 26




Novembro
Passos – dia 4
Cristais – dia 9




Datas a confirmar
Água Boa, Campos Altos, Monte Carmelo, Nova Resende, Sacramento