SAN GENARO

Professor usa tribuna livre da Câmara e clama por melhorias no San Genaro

Por: Heloisa Rocha Aguieiras | Categoria: Cidades | 15-02-2017 10:02 | 1091
Professor Thales fez sugestões do que pode ser feito na lagoa do San Genaro
Professor Thales fez sugestões do que pode ser feito na lagoa do San Genaro Foto: Asscam
O professor de Filosofia, Thales Fernando da Silva, usou a tribuna livre da Câmara de São Sebastião do Paraíso na sessão de segunda-feira (13/2), para solicitar do poder público medidas urgentes a fim de realizar reforma e reestruturação da lagoa no bairro San Genaro. Antes dessa legislatura assumir os trabalhos desse ano, ele já havia procurado a Câmara e muitos dos vereadores, quando foi formada uma comissão da qual Thales faz parte.


A reivindicação é antiga e vem mobilizando diversos moradores do local, que reclamam do estado de abandono em que se encontra a lagoa, com mau cheiro, pernilongos, animais peçonhentos e uma série de problemas que atualmente podem ser considerados de saúde pública.


“Dentro da esfera política temos a preocupação de um projeto de cidade. Pergunto qual é o projeto de cidade que estamos elaborando, em específico para as lagoas do San Genaro. Há 30 anos foi iniciada a construção das lagoas naquele bairro, com o objetivo de fazer a conexão hídrica da Lagoinha, fundo bairro Jardim Coolapa e San Genaro até a Washington Martoni. Há 30 anos a realidade era muito diferente, quando havia um loteamento e hoje há um bairro residencial e não houve acompanhamento de ação política para atender às novas necessidades que surgiram”, disse Thales.


O professor também listou os problemas que existem no local. Segundo ele, as duas lagoas se transformaram em depósitos alternativos de lixo, configurando um problema de saúde pública. O lixo entra em contato com a água e há contaminação hídrica, causando problemas ambientais. Não há controle de circulação de pessoas que, inclusive, pescam e crianças nadam nas lagoas sujas.


“Precisamos que o poder público tenha iniciativas de coibir que pessoas tenham contato com aquela área que pode ser considerada zona de risco urbano. É preciso repensar a finalidade e a integração das pessoas com aquele espaço, mas primeiro é preciso que ele seja saudável”, ponderou Thales.


Ele propôs que as pessoas que fizerem algum pedido em relação às lagoas, que acompanhem os trabalhos da comissão na Câmara a fim de elaborar um projeto de iniciativa popular, que tenha finalidade social, esportiva e cultural. Sugeriu que seja construído um Centro de Referência da Juventude, com concha acústica, com plenário para realização de palestras e eventos culturais.


“Vamos elaborar esse projeto, recolher assinaturas dos moradores, convido todos os vereadores que tenham ideias que nos repassem e participem sempre de nossas reuniões. Acredito quer dentro de um mês poderemos apresentar esse projeto, que será encaminhado à Câmara”.


Thales ressaltou a importância do que foi realizado na primeira lagoa do bairro, há dez anos, quando foi construído o “Complexo Esportivo do San Genaro”. “A violência diminuiu e estamos produzindo cultura, por iniciativa da comunidade”.


O presidente da Casa, Marcelo Morais, e outros vereadores já estiveram reunidos recentemente com o professor Thales e convidou os demais colegas para acompanhar os trabalhos da comissão. “Queremos que cada bairro tenha a sua comissão para reivindicar suas necessidades à Câmara. Se formos ao bairro perguntar o que querem das lagoas, falarão apenas da limpeza o que só requer empenho”, disse.


O vereador Vinicio Scarano Pedroso disse que a Câmara está à disposição para projetos semelhantes. Sérgio Aparecido Gomes parabenizou o professor e também se colocou à disposição e ressaltou a importância do papel do poder público. Ademir Ross disse que quer estar presente para trabalhar em prol do bairro e dar uma resposta para os moradores do local, que têm, inclusive, outros problemas, como por exemplo, buracos nas ruas. Ele citou que o Parque Belvedere, onde há mato encobrindo os espaços públicos e pediu apoio do Executivo e da população.


A exemplo dos colegas, o vereador José Luiz das Graças disse que estará junto com essa comissão. Luiz de Paula condenou a construção das lagoas há 30 anos, dizendo do risco que representam. O vereador Lisandro José Monteiro disse que com ações simples conseguem resolver os problemas lá existentes. A vereadora Cidinha ressaltou que o local pode mesmo ter algum projeto social e cultural e prometeu apoio. Paulo César, o Tatuzinho, disse que quer conversar com o prefeito Walker Américo Oliveira, a fim de requisitar soluções para o bairro.