RECUPERAÇÃO ECONÔMICA

Ailton Sillos prevê sinais de recuperação da economia local

Por: João Oliveira | Categoria: Economia | 10-04-2017 08:04 | 2296
Foto:

O presidente da Acissp (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Sebastião do Paraíso), Ailton Rocha de Sillos, prevê sinas de recuperação da economia local. Para o presidente, Paraíso vive um ótimo momento de convergência política que tem possibilitado o andamento de proposta para o desenvolvimento do município e avalia que a cidade se encontra uma localização favorável para o seu crescimento social e econômico.
“O empresariado e as associações comerciais não ficam nos municípios se não houver uma convergência política favorável, a exemplo do que aconteceu recentemente em Pirapora (MG), onde o município estava muito bem com uma empresa de geração de energia e que tinham alguns descontos em impostos. A empresa gerava mais de mil empregos na cidade, mas quando assumiu uma nova gestão, a Prefeitura cortou isso e a empresa está deixando a cidade”, conta o empresário. 
O presidente comenta que sem esta convergência política o município não é capaz de se desenvolver. “Nós estamos trabalhando para nós mesmo; o empresário que está investindo, está investindo em si mesmo também, não somente no município. Estamos caminhando nessa proposta da nova gestão, que tem sido benéfica e espero que continue bem”, avalia.
O presidente da Acissp conta que ficou duas gestões afastado da Federaminas e que retornou à vice-presidência porque entende que Paraíso voltou a um contexto de município que tem se desenvolvido. Para ele, as primeiras reações da economia já estão acontecendo porque as empresas que seguram investimentos até agora, tem retomado esses investimentos.
“Além disto, o governo tem feito mudanças que precisam ser feitas, a exemplo da Reforma da Previdência que precisa acontecer. Eu não sou contra, mas o problema desta reforma é que ela está sendo malfeita. Ela não está partindo das bases, pelo contrário, está sendo imposta de cima para baixo e é isso que tem incomodado as pessoas. As bases não têm sido consultadas e isto está prejudicando muita gente, mas ela tem que ser feita, senão a previdência se torna inviável”, explica.
“Eu estou com 75 anos e já trabalhei em vários setores de empresas de engenharia e vejo que já passamos pelo fim do túnel e começamos a reagir. É o momento de Paraíso começar a se destacar. Nós temos potencial para isso, uma ótima localização geográfica e uma qualidade de vida muito boa. Todas as pessoas que eu trago para a nossa cidade se apaixonam por ela; é uma cidade limpa, que tem tratamento de esgoto que está se efetivando, aterro industrial, água boa, que não tem catástrofe. Então, temos potencial para o desenvolvimento”, pondera. 
O presidente da Acissp conta que a Associação tem trazido muitas propostas boas para Paraíso e acredita que com apoio do município e da comunidade, elas serão benéficas para a cidade. O presidente avalia ainda que há um momento de força política que tem que ser aproveitado e defende que é preciso demandar ações para que os políticos possam dar retorno e não ficar esperando que eles façam tudo sozinhos. “É importante que nós nos unamos, cada um em seu seguimento. Nós já atravessamos essa luz no fim do túnel e estamos caminhando em um cenário muito melhor que estávamos”, diz.
EMPREENDER
Um dos projetos recentes que Acissp tem trabalhado é um projeto que chama “Empreender”, que tem como foco buscar a criação de arranjos produtivos que visam potencializar o desenvolvimento da economia local. Hoje, segundo o presidente da Acissp, Paraíso não possui algo nesse sentido e a Associação dará esse primeiro passo que é pioneiro na região. 
“É um projeto que está sendo desenvolvido com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil em conjunto com Sebrae. Queremos criar no município arranjos produtivos que hoje, eu não sei dizer qual é o de São Sebastião do Paraíso. Em Franca, por exemplo, sabemos que o arranjo produtivo é o calçado, na Serra da Canastra, o queijo. Nós queremos ter arranjos produtivos para que os empresários possam crescer juntos. Já estamos realizando esse trabalho e hoje sabemos que aqui existe um núcleo importante de marcenarias e vamos buscar ajudar esses marceneiros a se desenvolverem em conjunto; tendo isso desenvolvido o olhar de outras empresas se voltam para o município, o que ajuda também no crescimento do lucro”, explica.
O projeto será implantado oficialmente no próximo dia 17, e conforme esclarece o Ailton Sillos, todo um trabalho de suporte será oferecido para que isto se torne uma realidade e Paraíso possa se desenvolver assim como aconteceu em outras cidades onde houve o desenvolvimento de arranjos produtivos e que hoje se tornaram referência, cada qual em sua especialidade. “Com o projeto ensinaremos como funciona a legislação para aquele setor, como ele exporta o seu produto, como ele olha a questão tecnológica, como ele pode apoiar o outro colega. E isso só está sendo possível porque eu sinto que a município também está sensibilizado para que isto aconteça; se não tiver apoio da prefeitura, o empresariado e a comunidade não se desenvolve”, completa o presidente da Acissp.
COM A PALAVRA, AILTON SILLOS:
É hora de nos unirmos e reagirmos
Já surgem no horizonte, os primeiros sinais de reversão da crise econômica em que o nosso país esteve mergulhado nos últimos anos. Atitudes cautelosas e corajosas do nosso atual governo já estão nos levando à nossa estabilidade política e econômica, as quais certamente contribuirão para estabilizar os demais segmentos sociais.
Urge que nos preparemos também para a nossa retomada econômica, de vez que ela virá muito rápido diante do longo compasso de espera que norteou a maioria das ações do nosso empresariado.
Nossa Paraíso, com sua situação geográfica privilegiada, vias de acesso aos principais centros econômicos do estado, abundantes fontes de água, luz e infraestrutura de aterro sanitários e esgoto, está excelentemente colocada no rol de cidades com ofertas muito adequadas para atração de novos investimentos. Soma-se aí nosso Centro de Formação Profissional SENAI, aqui instalado desde 2011, constituindo-se agora numa importantíssima ferramenta para alavancar a nossa economia.
A união de todas as forças vivas de nosso município, agora, mais do que nunca se fazem muitíssimo necessária. Nesse contexto, entendemos que é hora de reagirmos. Vamos juntos.
Ailton Sillos