CARTAZES

Prefeitura deve fiscalizar colagem de propagandas em postes

Por: Heloisa Rocha Aguieiras | Categoria: Cidades | 15-02-2017 10:02 | 1398
Foto: Jornal do Sudoeste
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso deve, em breve, retomar os trabalhos de fiscalização para coibir o uso de postes de iluminação pública para divulgação de propaganda por meio de colagem de cartazes, um serviço a ser realizado pelo Departamento municipal de Fiscalização de Urbanismo. A informação é da arquiteta do município, Cynthia Montans.


Muitas reclamações quanto a esse tipo de poluição visual podem ser lidas nas redes sociais. A maioria dos cartazes trata de anúncio de cartomantes com ofertas de serviços exotéricos e propaganda de excursões para vários destinos de algumas empresas de viagem.


Por enquanto, a prefeitura está estruturando as equipes de fiscais. “Estamos elaborando um plano de ação para que o trabalho da fiscalização seja completo. A cidade será dividida em setores e cada equipe de fiscais vai atuar em um setor”, disse Cynthia.


Além das propagandas irregulares em postes e muros, a fiscalização também vai averiguar outras formas de poluição visual; uso indevido dos passeios que são tomados por materiais de construção; camelôs que estão se instalando nas praças, entre outras irregularidades que são previstas no Código de Posturas do Município.


Por enquanto, a fiscalização tem entrado em contato por telefone com aqueles que colam cartazes nos postes e solicitando que não o façam mais e que retirem os que foram afixados, mas nem sempre há resultados.


Para quem colar cartazes em postes, por exemplo, a fiscalização enviará notificação contendo prazo para que retire o cartaz, com o alerta de que não reincida no ato. Se o prazo não for cumprido ou houver reincidência, será enviada multa.