SEGURANÇA

CMDRS debate segurança na zona rural

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 14-04-2017 17:04 | 1457
Aspirante da Polícia Militar conversa com produtores sobredicas de segurança no campo
Aspirante da Polícia Militar conversa com produtores sobredicas de segurança no campo Foto: Roberto Nogueira

O membros do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) reuniram-se na terça-feira (11/4), na sede da Sedeagro (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário), em São Sebastião do Paraíso. Debateram sobre a questão da segurança pública, com a realização de uma palestra proferida pelo aspirante PM, Márcio Abrantes, da 20ª Companhia PM Independente. “Tivemos também a discussão sobre outros assuntos como o programa de melhoramento genético para bovinos e a utilização de energia solar nas propriedades rurais”, disse Marco Aurélio Alves de Paula, chefe de Departamento, da Sedeagro. 
Ele avaliou que o encontro transcorreu de maneira positiva. “Tivemos a participação de representantes de nove das 10 associações existentes no município”, cita. Também marcaram presença representantes de entidades como a Emater, Acissp, Coopercitrus, Corpo de Bombeiros, Faculdade Libertas, IMA, Area e da assessoria do deputado estadual Antônio Carlos Arantes. “As nossas reuniões do conselho rural acontecem toda segunda quarta-feira de cada mês às 16 horas, aqui na secretaria”, acrescenta.
De acordo com Marco Aurélio, um dos principais assuntos debatidos foi a questão da segurança pública na zona rural. Durante o evento o aspirante Márcio Abrantes abordou o assunto e apresentou uma série de dicas aos produtores visando aumentar a segurança nas propriedades rurais. “Nós temos em Paraíso a Patrulha Agrícola, mas é importante que tenhamos esta rede de comunicação que pode facilitar e muito os contatos com a Polícia Militar em qualquer eventualidade”, disse aos produtores.
Ele ressaltou que é no período de safra e de colheita de café o momento em que acontece o maior índice de ocorrências de roubos, assaltos e outras situações. “A colaboração dos produtores é tida como de vital importância para o sucesso dos trabalhos que são desenvolvidos no setor”, assegura. Márcio informou que quem ainda não estiver com a propriedade cadastrada junto a PM pode procurar a instituição.  
Na segunda parte da reunião os produtores debateram sobre o projeto defendido pelo deputado Antônio Carlos Arantes que prevê a adesão dos produtores de gado de Paraíso no programa de melhoria genética e de inseminação artificial da Associação Brasileira de Criadores de Gado Girolando.  “Trata-se de um programa de melhoramento para a bovino-cultura, onde tivemos a manifestação de interesse de quase todas as associações em participar e ter a possibilidade de ampliarem os seus ganhos”, comenta Marco Aurélio.
Também foram debatidos assuntos relacionados ao fornecimento de merenda escolar nas escolas da rede pública estadual e municipal. “Recentemente tivemos um encontro com os diretores das escolas e o assunto já está bem encaminhado”, observa Marcos. A utilização de energia elétrica nas propriedades rurais, também foi outro assunto apresentado na reunião e que deverá ser motivo de novas reuniões.