KUNG FU

Márcio Zaqueu se classifica para Pan-americano na Costa Rica

Além desta conquista, expectativa é Mineiro da categoria que acontece em Paraíso, em 10 de junho
Por: João Oliveira | Categoria: Internacional | 15-02-2017 10:02 | 18218
Márcio e o aluno Gabriel estiveram na Unicamp, onde participaram de seletiva para integrar Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu
Márcio e o aluno Gabriel estiveram na Unicamp, onde participaram de seletiva para integrar Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu Foto: Reprodução
O atleta, mestre em artes marciais e professor de Kung Fu na Associação Shaolin do Norte, Márcio Zaqueu, e o aluno Gabriel José Brás Silva participaram no final de semana da segunda etapa para seletiva da Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu, realizada na Unicamp, em Campinas (SP), a fim de conseguirem uma classificação para campeonatos de nível internacional. O jovem Gabriel não conseguiu atingir o rendimento necessário, mas Zaqueu deve participar do Pan-americano que acontece em agosto, na Costa Rica.





Para a segunda etapa, além de Zaqueu e Gabriel, também foi convocada a aluna Luciana Pádua, que não compareceu. “Nós três já havíamos participado da primeira seletiva, em dezembro, e fomos convocados a participar desta segunda. A Luciana não compareceu, não sei por qual motivo, mas é uma pena, é uma criança que tem um futuro brilhante dentro da modalidade e para o futuro da modalidade para o país”, avalia Zaqueu.





De acordo com o professor, Gabriel não conseguiu o índice que era necessário para lhe render uma classificação, no entanto não poupou elogios sobre o desempenho do pequeno prodígio. “Ele está de parabéns, porque chegar ao nível que ele chegou, pelo tempo que ele tem de treinamento, é muito grandioso; na seletiva o treinamento é muito pesado porque é de alto rendimento, para o nível que se espera de uma Seleção Brasileira. Mesmo assim, ele está de parabéns, é uma criança que também tem um grande futuro pela frente no esporte e o esforço, a dedicação e, principalmente, o apoio da família, é que tem sido muito importante”, destaca.





O último Pan-americano que Márcio Zaqueu participou foi em 1990, ano que ele se mudou para o Japão e por lá viveu cerca de 10 anos, tendo retornado a Paraíso em 2000 e dado início aos trabalhos realizados com o Kung Fu pela Associação Shaolin do Norte, que já é consolidado e reconhecido por todos no município. No último ano, Zaqueu participou de um mundial na Polônia, tendo trazido uma medalha de prata, de um campeonato extremamente concorrido.





O próximo passo é correr atrás de patrocínio e parcerias com o município para buscar marcar presença neste Pan-americano de Kung Fu. “Mas meu foco maior no momento é a realização do Campeonato Mineiro em São Sebastião do Paraíso. Estou contente por mais essa oportunidade em estar representando nosso país fora e talvez se congratular com o êxito de uma medalha”, comenta.





Zaqueu ainda ressalta a importância das artes marciais para o desenvolvimento psicossocial dos jovens. “O Gabriel era quase provável de conseguir o sul-americano, mas infelizmente não conseguiu. Porém, ele está de parabéns, chegar até onde ele chegou não é fácil. Só na categoria dele, que foi ‘tradicionais’, havia 120 atletas participando e todo almejando uma vaga, que são realmente muito disputadas e todos querem ganhar. Para mim é um orgulho muito grande ver esse esforço do Gabriel, não somente para mim, mas para toda a família”, destaca Márcio Zaqueu.





“Saber que você está direcionando uma criança para o caminho do bem, para ser um cidadão com futuro neste mundo onde há tanta coisa, é gratificante. Eu perco alunos para às faculdades e me sinto muito orgulhoso disto. Mas mesmo assim, quando chega o período de férias, eles retornam à Paraíso, e nos faz uma visita para treinar; acabamos nos tornando parte da família, e é o que mais compensa e o que mais nos gratifica nessa história – saber que você direcionou a pessoa para um bom caminho e que ela entendeu isso”, acrescenta.











O ESPORTE EM PARAÍSO





Zaqueu comenta uma fase difícil para o esporte durante um período de quatro anos que passou e que, finalmente, a situação vem retomando controle. “Em 2016 aconteceu o mundial que eu participei e foi muito gratificante. O campeonato mineiro e o brasileiro foi o que deixou a desejar, isso porque a gestão anterior não dava atenção à área esportiva”, comenta.





O mestre em artes marciais ainda ressalta o trabalho que vem sendo desenvolvido na Secretaria de Esporte pelo secretário Tomás Martins. “Ele vem olhando para todas às áreas esportivas e não focando em apenas uma, como já aconteceu no passado, e isso é muito bonito em alguém que ocupa a posição que ele ocupa no município. Mesmo ele ainda estando à frente da secretaria em 2016, seu trabalho era muito engessado por conta da administração. Mas isso mudou”, assinala.





O ano começou bem com a notícia de que Paraíso sediará o Campeonato Mineiro Kung Fu Wushu, com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo. “Já estamos começando o ano com uma expectativa altíssima, tendo em vista essa classificação e agora a realização do Mineiro, que é o maior evento da categoria no estado, onde os atletas disputarão uma vaga para o brasileiro, que deve ser realizado de 7 a 11 de setembro, em Cuiabá (MT)”.





“No Mineiro, nós pretendemos fazer um evento a nível de estado, onde queremos realizar uma festa, acredito que vai ser bem bonita. Agora começa a correria, com os campeonatos, o evento, além dos trabalhos que a Shaolin do Norte vem realizando”, acrescenta.





Além do mineiro de Kung Fu, a Associação também está trazendo para Paraíso alguns cursos que serão promovidos na sede da Shaolin do Norte, à rua Tenente José Albino, 731, no Centro. Entre os dias 18 e 19 acontece o curso de “Reflexilogia”, ministrado pelo mestre Chin Yao Chen, com orientação da educadora física, pós-graduada em Acupuntura Sistemática, Flávia Mouro Bottari.





“Posterior a isso, também traremos um curso de hipnose. Estamos trabalhando e conforme vão surgindo as oportunidades, o que for viável trazer para São Sebastião do Paraíso, traremos”, completa Márcio Zaqueu.