50 ANOS

O cinquentenário da Loja Maçônica Apóstolos da Liberdade n.º 51

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 01-05-2017 14:05 | 4151
Foto: Reprodução

A Loja Maçônica Apóstolos da Liberdade n.º 51, de São Sebastião do Paraíso completou 50 anos de fundação no dia 13 de abril. Filiada à Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, foi fundada por doze maçons em 1967. Sessão solene comemorativa foi realizada no dia 11 de abril com a presença do Grão Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Edilson Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas e de um grande número de maçons de várias localidades. 
Jantar de confraternização e homenagens teve lugar no Italian Buffet, no dia 20 . A Apóstolos da Liberdade tem como Venerável Gi-ampaolo Albieri, Primeiro Vigilante José Aparecido Ricci, Segundo Vigilante João Batista Mião, Eduardo Nogueira Lima, Secretário.
As primeiras reuniões para tratar da fundação, bem como as primeiras sessões da Loja eram feitas alternadamente em estabelecimentos comerciais dos fundadores. Posteriormente foram realizadas em imóvel alugado, na rua Dr. Placidino Brigagão, onde tempos antes havia máquina de beneficiar arroz e hoje existe o Edifício Tereza Mambrini. Com a carta consti-tutiva vinda da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, em 13 de abril de 1967 nasceu a Loja Maçônica Apóstolos da Liberdade.
Os fundadores foram Guerino Paschoini, Loepoldo Bortoni, Paulo José Garcia, José Veloso de Queiroz, Azarias Pimenta de Souza, Mário do Prado Queiroz, Antonio Benedito de Paula, José Luiz de Paula, Dorival Soares Ferreira, Oswaldo Vieira Pinho, Evair Colozio e Geraldo Pelúcio, que foi o primeiro venerável, entre 1967 a 1968.
A construção do templo à rua dos Antunes, na área central de São Sebastião do Paraíso, durou cinco anos e foi sagrado no dia 5 de fevereiro de 1972 sob venerança de Guerino Paschoini.
Com destacada atuação em causas sociais, em 1974 a Apóstolos da Liberdade decidiu construir a Creche Vinicius Scarano em terreno doado pelo município. O nome é uma homenagem ao maçon, falecido em 1978, quando era venerável. Em 1977 a Loja absorveu o Grupo de Escoteiros, oficializado em 1986 como Grupo Escoteiro Apóstolos da Liberdade n.º 93.
O Clube das Acácias Apóstolos da Liberdade que atualmente conta com vinte e cinco integrantes, informalmente existia desde 1976 com aproximadamente nove esposas de maçons que colaboravam nos eventos da Loja. Mas foi em 18 de agosto de 1993, por iniciativa de Vera Marques Pannaci, juntamente com Izabel Ferreira Júlio Albieri que foi reunido um grupo de senhoras com a finalidade de fundar uma fraternidade feminina que congregasse esposas e filhas de maçons para promover filantropia. À época o venerável era Antônio Paulo Pannaci. 
Outra data marcante na história da Loja Maçônica Apóstolos da Liberdade n.º 51 é o dia 26 de abril de 1999, quando da veneração de João Wagner Candiani foi fundada a Ordem Demolay Apóstolos da Fraternidade, atualmente com trinta membros ativos em seu quadro.