A rainha Elizabeth II, do Reino Unido, completou 90 anos. Reverenciada e admirada por todo mundo. De improvável monarca, bateu recorde de permanência no poder, completando 65 anos de reinado. Seu pai não era o prÃncipe herdeiro da coroa. Com a morte do seu avô, George V, assumiu o trono seu tio paterno que era o primeiro na linha sucessória. Acontece que Edward VIII, apaixonado por uma plebeia americana, pressionado pela tradição de só poder ter como consorte uma nobre, optou pelo amor em detrimento da coroa, vindo a renunciar.
Mulher humilde, mas desembaraçada, Donga não se intimidou em enfrentar uma entrevista em Belo Horizonte e conquistou a nomeação. Mas não era nenhuma sinecura o cargo que assumia. Era de extrema responsabilidade e de muito trabalho, que ela desin-cumbia com eficiência, enquanto criava os filhos e procurava resolver o problema do marido.
Por sua competência, conseguiu transferência para a Central dos Correios de São Paulo, de modo a dar a seus filhos melhores condições de estudo e de escolha de trabalho, o que foi bem sucedida. Em seu novo posto, angariou simpatia, pois sempre era prestativa em auxiliar seus colegas. Por ter sido chefe dos correios de Itamogi, tinha conhecimento amplo das atividades e dos serviços prestados pela empresa e por isso era, com frequência, solicitada para auxiliar os diversos setores e o fazia sempre com a maior boa vontade apesar de sua função se restringir a um determinado departamento. No trabalho estava sempre disposta, apesar de enfrentar diariamente, ida e volta, uma verdadeira viagem entre o Correio Central e sua residência em Osasco, distância de mais de vinte quilômetros entre um ponto e outro, sempre por transporte público.
Donga sempre deu o exemplo de que se pode ajudar o próximo, dar alegria e conforto aos que necessitam sem precisar, e nem tinha, de muitos recursos, bastando para isso o sentimento altruÃsta de servir desinteressadamente e sem distinção a todos. Sua recompensa era sempre estar bem consigo mesma e, na sua ótica e crença, com Deus, a quem sempre agradeceu por ter tido saúde e vontade para cumprir seu papel aqui na Terra.
A nobreza de um ser humano não está no cargo e no papel que representa na sociedade, mas sim em seus atos visando o bem comum. Maria Aparecida Braga Pimenta jamais procurou recompensas ou cargos públicos para satisfazer seu ego. Reinou, nos seus noventa anos bem vividos que agora completa, buscando sempre servir a Deus e a ser simplesmente... Donga.
* Virgilio Pedro Rigonatti, ESCRITOR, www.lereprazer.com.br rigonatti_pedro@terra.com.br autor do livro “MARIA CLARA a filha do coronelâ€
que se encontra à venda nas livrarias Supertog, Estação do Livro e Livraria Beca