ENEM 2017

MEC abre inscrições para Enem 2017

Por: João Oliveira | Categoria: Brasil | 12-05-2017 08:05 | 1770
Foto:

O Ministério da Educação abriu na segunda-feira (8/5), as inscrições para o Enem 2017, que deve se estender até o próximo dia 19. A novidade este ano é com relação a realização da aplicação da prova que acontece em dois domingos diferentes e não em um único fim de semana, como era realizado antes. Este ano, as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. No último anos, pelo menos 1,2 mil alunos matriculados no ensino médio em São Sebastião do Paraíso realizaram a prova, ao todo, mais de 4 mil candidatos fizeram a prova no município.
De acordo com o último balanço divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de 1 milhão de estudantes chegaram a realizar suas inscrições nesse primeiro dia e a expectativa é que pelo menos 8 milhões se inscrevam para a prova até o próximo dia 19. Na edição de 2016, cerca de 9,2 milhões de pessoas se inscreveram para as provas, mas somente 8,6 milhões de inscrições foram confirmadas.
O valor da inscrição este ano é de R$ 82 e os candidatos tem até o próximo dia 24 de maio para efetuar o pagamento em qualquer agência bancária ou lotérica, sob a pena de ser desclassificado. As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro e os locais de aplicação abrirão os portões das 12h até 13h. O primeiro dia a prova terá duração de 5h30 para serem respondidas as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências da Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, os candidatos terão 4h30 para responderem às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
ENEM 2017
O resultado das provas poderá ser usados em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para concorrer ao ProUni, o candidato terá que obrigatoriamente ter feito o exame e não ter zero a redação.