O Centro de Atenção Psi-cossocial Infanto-juvenil (Caps Girassol) de São Sebastião do Paraíso realizou um encontro com a equipe pedagógica da escola estadual comendador João Alves de Figueiredo (Vila São Pedro) no dia 2 de maio. Em pauta uma palestra para tratar da prevenção do suicídio na escola, dirigida a todos os profissionais.
Segundo os organizadores do encontro, o objetivo foi sensibilizar os agentes educativos no sentido de poderem identificar adolescentes com tendências suicidas, clarificar e distinguir conceitos, apresentar dados epidemiológicos, enunciar sinais, sintomas e comportamentos que permitam identificar precocemente adolescentes em risco.
Enfatizar a importância da relação professor/aluno e da relação família/escola, alertar para a necessidade de encorajar os jovens com comportamentos da esfera suicidária a pedir ajuda, dar a conhecer os nomes e os locais de funcionamento dos serviços especializados e de apoio e combater o estigma da doença mental.
O encontro foi um pedido da escola, solicitado em uma das reuniões de matriciamento que o Caps Girassol realizou com a equipe de inclusão escolar do município. A parceria do Centro com as escolas paraisenses tem proporcionado momentos de ricas discussões e trocas de experiências.