O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira tomou posse como representante do Sudoeste de Minas, junto com os membros da nova diretoria da AMM (Associação Mineira dos Municípios). O evento foi realizado na quinta-feira (11/5), no Expo-minas, em Belo Horizonte. “As cidades passam por dificuldades e o fortalecimento do pleito municipalista faz-se fundamental neste momento”, comenta o Executivo paraisense.
A posse dos integrantes do novo Conselho Diretor e do Conselho Fiscal da Associação Mineira de Municípios (AMM), para o biênio 2017 a 2019 ocorreu durante o 34º Congresso Mineiro de Municípios. Eleita com chapa única e suprapartidária, a diretoria da chapa “Prefeitos unidos, AMM forte!” é encabeçada pelo presidente Julvan Lacerda (PMDB), também prefeito de Moema (MG). Ele assumiu o compromisso de auxiliar os prefeitos dos 853 municípios mineiros diante dos desafios da administração municipal.
Julvane estabeleceu 15 objetivos para auxiliar na gestão dos prefeitos mineiros, como a estabilidade no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a revisão do Pacto Federativo e a aproximação com os governos estaduais e federais. Mesmo com o aumento do repasse do FPM em 12% no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2016. O valor de R$ 30,878 bilhões remetido aos municípios não conseguirá superar as despesas causadas pela recessão econômica, inflação, aumento da folha salarial, além do custo com atribuições de funções estaduais e federais.
O prefeito de Paraíso Walker Américo disse ao tomar posse da nova função junto a AMM que pretende trabalhar pelo fortalecimento dos pleitos municipalistas. “As cidades passam por dificuldades. Levarei e defenderei as demandas dos municípios de toda nossa região buscando, junto aos governos Estadual e Federal, recursos e meios de aumentar a receita das prefeituras, que estão em situação dificílima”, afirma. Em seguida completa afirmando que este empenho pode resultar em mais recursos e melhores serviços para nosso povo.
Em relação ao município paraisense Walkinho disse que sua participação no Congresso Mineiros dos Municípios se torna mais abrangente e passa a ser de maior representatividade entre as cidades da região. “Estamos em busca de soluções para o endividamento dos municípios mineiros e construindo uma pauta coletiva para buscar rever as obrigações crescentes assumidas pelas prefeituras que seriam dos governos Estadual e Federal”, anuncia.
Em seguida completa acrescentando que é preciso estar atento às finanças mesmo quando os recursos têm origem em outras fontes. “Os programas são abertos e o financiamento estadual ou federal param e as cidades, com todas suas dificuldades, arcam com as despesas dos mesmos, e todos sabem que a situação da nossa prefeitura ainda é muito delicada”, conclui.
O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, parabenizou o novo presidente da AMM, Julvan Lacerda, e lembrou que, neste momento de crise, é preciso ocorrer reformas tributárias e de repasses para as prefeituras. “Quanto menor o município, mais o prefeito está próximo da população e dos problemas da cidade”, afirmou.