BRASÍLIA

Walkinho avalia participação na Marcha dos Prefeitos em Brasília

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 21-05-2017 09:05 | 1197
 Prefeito Walker e vereador Vinício Scarano representaram Paraíso na “Marcha em Defesa dos Municípios”
Prefeito Walker e vereador Vinício Scarano representaram Paraíso na “Marcha em Defesa dos Municípios” Foto: Divulgação

O prefeito Walker Américo Oliveira, de São Sebastião do Paraíso, participou na quarta-feira,17, da “XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”. Ao retornar da capital federal ele avaliou como produtivo o encontro com as lideranças, onde participou juntamente com toda a diretoria da AMM (Associação Mineira dos Municípios) da qual ele foi recentemente empossado. “Boas sementes foram plantadas e firmamos o compromisso de nossas lideranças em buscar benefícios para os municípios e nos ajudar a vencermos os desafios de colocarmos Paraíso novamente no rumo do desenvolvimento”, comentou.
A participação na realização da “XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”, foi considerada uma das primeiras ações da nova diretoria da AMM. O evento, promovido pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) tem, entre outras bandeiras, a defesa do “encontro de contas” entre Governo Federal e municípios, a redução do custeio das máquinas públicas e os recursos financeiros condizentes com as competências estabelecidas pelo Pacto Federativo. “Toda a diretoria esteve reunida com ele em busca de um posicionamento que possibilite o fortalecimento dos municípios”, aponta.
Um dos destaques da programação da Marcha foi a reunião dos prefeitos com a bancada de parlamentares do Estado de Minas Gerais. Um encontro entre as lideranças foi agendado na Câmara dos Deputados. Walker disse que o evento contou com a presença de mais de 2.500 prefeitos de todo o Brasil, sendo mais de 600 que estavam presentes eram de Minas Gerais. 
“Como diretor da AMM estamos defendendo junto aos deputados mineiros no Congresso Nacional a pauta municipalista, pois as prefeituras por todo o país estão em situação lastimável”, disse. Ele justifica que a carga tributária onera os cofres públicos. “Acabamos recebendo muitas obrigações repassadas pelos governos Estadual e Federal e a verba para manter o serviço não vem, ficando a obrigação da manutenção com o município que recebe a menor parcela dos impostos arrecadados” descreve.
Na pauta das discussões foram debatidos temas como a derrubada do veto sobre a cobrança de ISS de cartões de crédito e leasing nos municípios de origem do serviço e a repatriação. Essas medidas poderão garantir receita extra para as prefeituras. Outro ponto que chamou bastante atenção foi entorno das conversações referentes a revisão do pacto federativo. Ainda na terça-feira, 16, o presidente da República, Michel Temer, assinou uma medida provisória que prevê o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios. O ato aconteceu durante a cerimônia de abertura da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A medida prevê o parcelamento dos débitos dos municípios em até 200 meses, a redução de 25% dos encargos, 25% da multa e 80% dos juros incidentes. 
“Pudemos apresentar nossas demandas e necessidades à bancada mineira na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Boas sementes foram plantadas e obtivemos o compromisso de nossas lideranças em buscar benefícios para os municípios e nos ajudar a vencermos os desafios de colocarmos Paraíso novamente no rumo do desenvolvimento”, disse Walkinho. 
O vereador Vinício Scarano representou a Câmara Municipal no encontro. “O trabalho continua e vamos em frente para buscarmos mais benefícios e conquistas para os moradores de Paraíso”, comentou.