A campanha publicitária realizada pelo Ginásio Paraisense, em 1939, estava baseada em um concurso de abrangência nacional, que foi devidamente aprovado pelo Departamento de Educação do Distrito Federal, conforme documentação indicada nas revistas publicadas pela empresa editorial de O Malho. Para mostrar a transparência do certame, é mencionado o Boletim número 55, inserido no expediente do dia 27 de março de 1939, do referido órgão, e publicado no Diário Oficial, do dia seguinte.
Os argumentos divulgados para aprovar o concurso consistiam em ressaltar o poder educativo da imprensa destinada ao público infantil, ressaltando o espírito cívico, no sentido de valorizar os grandes vultos do Brasil. A participação em certames dessa natureza estimulava o estudante a desenvolver o domínio da leitura e da redação, além de ampliar o conhecimento da história pátria. Consta ainda no documento que O Tico-Tico correspondia “de forma inequívoca” às condições para incentivar o público infantil a interagir com o universo literário. Alguns anos antes, em 1935, a mesma revista havia promovido outro certame semelhante, denominado Grande Concurso do Brasil.
Ao destacar a qualidade da instrução ministrada no estabelecimento de Paraíso, foi afirmada a possibilidade de os alunos realizarem uma educação física diferenciada, devido à ampla praça de esportes, existente ao lado do pavilhão de aulas e prédio do internato. Em 9 de agosto de 1939, a revista O Tico-Tico publicou o seguinte texto:
“Da vultosa relação de prêmios que serão sorteados entre os concorrentes do certame que vai ter início brevemente nas páginas de O Tico-Tico, destaca-se o primeiro prêmio que é uma matrícula gratuita para o curso fundamental, período de cinco anos, no conceituado Ginásio Paraisense, modelar estabelecimento de ensino que obedece à direção do professor Lamartine Amaral e situado em São Sebastião do Paraíso, MG, zona de excelente clima, fundado em 1906 e equiparado por decreto de 9 de maio de 1932.
O Ginásio Paraisense é um dos melhores institutos educacionais do Brasil e sua localização, por si só o recomenda, pois está situado a 1023 metros de altitude, em instalações próprias, modernas e confortáveis, cercado de arvoredo, possuindo amplos campos de esportes e contando com escolhido corpo docente no qual figuram nomes de alto conceito nos meios pedagógicos do país. O primeiro prêmio será, pois, de inestimável valor para aquele que o receber, porquanto lhe conferirá, sem quaisquer despesas extraordinárias, a garantia de frequência a um dos mais conceituados colégios do país, pelo espaço de cinco anos, ou seja, o período necessário ao término do curso fundamental e mais o enxoval que será recebido por ocasião da matrícula. “
No ano seguinte à realização da campanha, o professor Lamartine desistiu da direção do estabelecimento e transferiu o contrato de arrendamento para o advogado Pedro de Souza e Silva, que assumiu em meados de 1940.
Três anos depois, o Ginásio passou a ser dirigido pelos Irmãos Lassalistas, por um longo período de 14 anos, época diferenciada em termos da sólida formação cultural ministrada pelos experientes educadores da Congregação de São João Batista de La Salle.