CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2104

Por: Redação | Categoria: Cidades | 29-05-2017 08:05 | 1028
Foto: Reprodução

REPERCUTIU
A notícia da prisão do vereador presidente da Câmara de São Tomás de Aquino, Luiz Galo,  em Paraíso, suspeito de envolvimento em furto de gado teve grande repercussão na região. Não bastasse o noticiário nos meios de comunicação regional, o assunto foi noticiado não só para Minas Gerais, como para todo o Brasil e também no exterior através da reprodução da reportagem no canal por assinatura Globonews. Pelo jeito meteram o pé na jaca e com força. 




DESDOBRAMENTO
Na pacata São Tomás de Aquino o assunto foi amplamente discutido nas esquinas, nas praças e até em sala de aula onde foi inevitável não responder a questionamentos sobre o assunto. A propósito como o vereador e presidente da Câmara, suspeito e que acabou preso, há um clima de suspense na cidade em torno da reunião dos vereadores. A reunião desta segunda-feira (29/5) foi cancelada e deverá ocorrer na primeira segunda-feira de junho, dia 5.. Até aqui ninguém quis comentar abertamente sobre o assunto. Já se fala em quebra do decoro parlamentar já que todo o Legislativo municipal ficou exposto por esta situação. No entanto há quem prefira acreditar que Luiz apenas e de fato, somente transportava os nelores.




AUDIÊNCIA PÚBLICA
Nesta terça-feira,30, a Câmara Municipal de Paraíso poderá ferver com a realização da Audiência Pública sobre a Saúde do Município. Várias autoridades de todas as esferas foram convidadas e o que não vai faltar são pessoas interessadas em expor a situação que para uns é grave e que para outros está dentro da normalidade. 




ESCOLA
Por falar em Câmara, o Legislativo de Paraíso parece estar fazendo escola na região. Não foi uma ou duas vezes em que comissões de vereadores têm feito visitas em horários incertos pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e também na Santa Casa de Paraíso. Os resultados são de conhecimento de todos e tem dado o que falar. Conforme tem sido divulgado, também em Passos, uma comitiva de vereadores foi formada para visitar as instalações da UPA de lá e o quadro apurado não é muito diferente do que se vê por aqui. Providências estão sendo anunciadas tanto lá como cá.. 




JBS
Um levantamento divulgado em vários periódicos noticiosos apontam que 25 dos 53 deputados federais de Minas receberam doações da empresa JBS, aquela dos irmãos Batistas. O grupo JBS, é apontado como principal financiador privado de candidatos na eleição de 2014. Da região aparece o deputado federal Renato Andrade (PP/MG) que teria recebido cerca de R$ 630 mil. Os valores conforme o parlamentar foram devidamente declarados à Justiça Eleitoral. O jeito agora é acompanhar os desdobramentos. Tem muito barulho para pouca bateria. 




Outros envolvidos
Além dos deputados, o Governador Fernando Pimentel (PT) e os senadores Antonio Anastasia (PSDB) e Aécio Neves (PSDB), que recebeu contribuição mais significativa: R$ 30,4 milhões, foram beneficiados pelo grupo. Em nota, o PT, partido do governador Fernando Pimentel informou que todos os recursos recebidos em campanha foram declarados à Justiça Eleitoral. Aliás, esta tem sido a única tônica usada pelo partido. Resposta lacônica. Já as assessorias dos senadores Aécio Neves e Antonio Anastasia também afirmam que as doações foram feitas de acordo com a lei.




Em Brasília
A presidente do SEMPRE, Maria Rejane Tenório dos Santos, e outros representantes do sindicato estiveram em Brasília na última quarta-feira. Eles participaram da manifestação “Ocupa Brasília” em conjunto com outras lideranças como a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) onde o sindicato de Paraíso é filiado. Trabalhadores e dirigentes sindicais, de todos os cantos do Brasil, marcharam contra a reforma trabalhista e da Previdência e pela renúncia do presidente Michel Temer. De maneira pacífica, sindicalistas paraisenses  ficaram longe da baderna promovida por outros organismos.




BALANÇA
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes defendeu o fechamento das balanças que dão prejuízos aos caminhoneiros. O pedido foi feito durante a audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor, solicitada pelo parlamentar para apurar as denúncias de que as balanças de cargas no Sul de Minas estão lesando os caminhoneiros. Diante dos vários depoi-mentos que apontaram erros de pesagens e das inúmeras multas apresentadas pelos caminhoneiros, o deputado Arantes pediu o imediato fechamento dessas balanças: “Esse absurdo não pode continuar nem mais um dia. O governo tem que corrigir esse erro o quanto antes”. Na região existem dispositivos de pesagem de caminhões em Paraíso e Pratápolis.




AMARELO
Luz amarela para o trânsito de São Sebastião do Paraíso. O sinal de alerta aponta que apesar das campanhas e do trabalho de conscientização que vem sendo feito junto à comunidade, alguns condutores, sobretudo, de motocicleta, não andam respeitando aquilo que tem sido preconizado. No intervalo inferior a uma semana foram registrados ao menos cinco acidentes de trânsito, com pelo menos um com vítima fatal. Em outros pelo menos três casos os feridos foram encaminhados para atendimento médico. Enquanto prevalecer a desobediência às normas e legislação de trânsito ainda haverá muitas vítimas feridas e outras que perderam suas vidas de maneira banal. Não é por falta de avisos. 




BOMBEIROS
O comandante regional do Corpo de Bombeiros Major BM Edirlei Viana da Silva, foi recebido pelo prefeito Walker Américo Oliveira na tarde de sexta-feira. Também participou do encontro no gabinete do Executivo paraisense o deputado federal Carlos Melles. Eles conversaram sobre a possibilidade de melhorias na unidade local. Para os próximos dias deverão ser anunciados alguns novos projetos a serem implantados em Paraíso. Major Edirlei comanda a 1ª Companhia Independente dos Bombeiros, com sede em Poços de Caldas.