CAMINHOS DA FÉ

Paraíso integra circuito ‘Caminhos da Fé’ na rota de Aparecida rumo aos 300 anos

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 29-05-2017 10:05 | 2144
Caminho da fé levará romeiros até o Santuário Nacional em Aparecida
Caminho da fé levará romeiros até o Santuário Nacional em Aparecida Foto: Roberto Nogueira

São Sebastião do Paraíso vai participar do circuito “Caminho da Fé” e será um dos pontos de passagem e partida dos romeiros para a cidade de Aparecida (SP). O assunto foi tema de uma reunião, na Casa da Cultura, entre representantes das secretarias de Turismo de seis municípios da região quando foi debatida a adesão e a forma de participação no roteiro. De acordo com o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Tomás Salviano Martins os detalhes foram acertados e nos próximos dias o município paraisense assinará o termo de acordo. “Estamos no meio do polo entre Franca (SP) e Mococa (SP) e a rota que os romeiros vão utilizar terá em Paraíso um dos locais não só de passagem, mas também onde será possível carimbar o passaporte de partida para esta caminhada”, avalia. 
O encontro teve a participação de representantes de Franca, São Tomás de Aquino, Paraíso, Itamogi, Monte Santo de Minas e Arceburgo. A reunião teve por objetivo planejar as ações de como os municípios da região receberão os romeiros que farão o trajeto da região até Aparecida. A estimativa é de que seis mil pessoas farão o percurso. De acordo com a gestora executiva do Caminho da Fé, Camila Bassi, “o percurso já é feito há 14 anos entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, existem alguns ramais já pré-definidos e estamos definindo a infra-estrutura a ser oferecida nos novos trechos inseridos”, avalia. 
O contato das lideranças municipais manifestando em participar diretamente do circuito foi fundamental para a realização deste encontro. “Temos um relacionamento com Paraíso há alguns anos, mas agora a administração entrou em contato conosco e manifestou o seu interesse. Então esse movimento aqui é para conversarmos sobre a intenção desses seis municípios que têm a intenção de entrar para o “Caminho” para começarmos a planejar a parte prática da história”, completa Camila.
Ainda segundo Tomás Martins a iniciativa vai impulsionar as atividades turísticas em Paraíso e região. “Teremos a instalação de um portal em nossa cidade por onde os caminhantes passarão. Haverá também um ponto de apoio em um local que vamos definir onde os romeiros poderão carimbar o passaporte da caminhada, além de que iremos disponibilizar contatos de pousadas e hotéis que abrigarão o pessoal com um preço mais em conta”, anuncia. A medida também deverá movimentar o comércio de restaurantes, lanchonetes, inclusive com visita a nossa feira de artesanato, acrescenta. 



 



PONTO DE PARTIDA
Franca foi incluída no roteiro “caminho da fé” e será ponto de partida para os peregrinos até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Eles passarão por Patrocínio Paulista (SP), São Tomás de Aquino, Itamogi, Monte Santo de Minas e São Benedito de Areias que é o último município mineiro antes do percurso adentrar novamente o estado de São Paulo até chegar ao seu destino final. Cada município é responsável por organizar o primeiro trecho da caminhada em seu território e sinalizar as demais áreas por onde os caminhantes irão passar. 
Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o Caminho da Fé brasileiro teve sua rota oficializada em 2005. Trata-se de um trajeto de peregrinação em direção ao Santuário de Aparecida, que conta com trechos de vias pavimentadas, mas, também, estradas de terra e até trilhas dentro de fazendas. Há diversos caminhos até Aparecida, com saídas Águas da Prata, Cravinhos, São Carlos, entre outras. O trajeto, na rota mais longa, chega perto de 600 quilômetros e o caminho todo é sinalizado por setas amarelas e indicações para ajudar o peregrino. O passaporte deve ser levado pelo peregrino desde o início da sua caminhada e deve ser carimbado nas pousadas ao longo do trajeto, o que lhe dará direito ao um certificado de conclusão ao fim da viagem. 
Em 2017 se comemora o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora de Aparecida. A Imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma intensa programação festiva, cultural e religiosa para celebrar a data do tricentenário. Expectativa de que neste ano o local seja visitado por mais de 12 milhões de turistas de todo o Brasil e do exterior.