Vários moradores que residem na rua Alice do Prado Alcântara, rua Aparecida Japaulo Aloise e imediações, no Conjunto Habitacional Rubens Rocha, procuraram o Jornal do Sudoeste para fazer justa reclamação. É que na rua Aparecida Japaulo n.º 105 existe uma edificação residencial que está abandonada há vários anos.
Conforme afirmam as senhoras Graciele Stefani dos Reis Moreira e Maria José dos Reis, que são vizinhas da casa abandonada, o quintal do imóvel está sujo de mato e detritos, e de lá saem ratazanas “que põem até gato e cachorro para correr”, conforme disse um senhor que também mora na vizinhança.
Guilherme Moreira explica que seu cachorro foi atacado por um grande número de carrapatos que saíram do quintal da casa abandonada. Maria José dos Reis afirmou que já foram feitos e entregues diversos abaixo-assinados à prefeitura, mas infelizmente nenhuma providência foi tomada. Também pedimos aos agentes do Serviço de Zoonoses para tomar providências, mas até agora, nada. Um total descaso dos responsáveis pela solução deste sério problema que pode afetar nossa saúde, protestas Maria José.
Segundo os denunciantes, o proprietário do imóvel faleceu já faz muitos anos, e ela teria ficado para herdeiros que não tomam nenhuma providência. Ao que consta, atuais proprietários residem em Jacuí, e “uma vez na vida outra na morte aparecem”.
Fomos até o local e constatamos que reclamantes estão cobertos de razão, pois a sujeira é enorme, propícia como criadouro de insetos e animais peçonhentos.
Espera-se providências de fiscais da prefeitura bem como da equipe de agentes de zoonoses. O imóvel está fechado com cadeado. É necessário se fazer a limpeza no local e mandar a conta para os proprietários.
O que não pode é ficar como está, uma falta de respeito e consideração por parte de quem tem que tomar providência, para com nós moradores, vizinhos desta casa abandonada, protestam os reclamantes.