40 ANOS

Encontro em Belo Horizonte irá comemorar 40 anos do III ENE

Por: Redação | Categoria: Brasil | 04-06-2017 21:06 | 3829
Foto: Reprodução

Estudantes de todo o Brasil estarão reunidos em Belo Horizonte no Diretório Acadêmico da Escola de Medicina no próximo sábado (10/6), para comemorar 40 anos do terceiro encontro nacional de estudantes III ENE, que foi  fortemente reprimido à época do Regime Militar. 
Em 4 de junho de 1977 a realização, em Belo Horizonte, do III Encontro Nacional dos Estudantes (III ENE), foi impedido de acontecer. O objetivo do encontro era reorganizar a União Nacional dos Estudantes. Jovens de todo o país estavam mobilizados. O Exército impediu a saída de caravanas dos estados e barrou o acesso de estudantes em trânsito à capital do encontro.
O que se viu nas ruas da cidade foi a ostensividade do aparato policial, com direito a tropas de choque de elite, polícia montada, cães, vai e vem de camburões com sirenes disparadas e cenas públicas de intimidação.
Desafiadores, 400 universitários mineiros guardaram vigília na noite do dia 3 na Faculdade de Medicina da UFMG, onde aconteceria o encontro. O local foi cercado às cinco da manhã. A partir daí, em vários pontos da cidade, prisões, invasões de igrejas e universidades desembocaram, ao final do dia, num saldo de mais de quatro mil pessoas presas.
A repressão culminou com a invasão da Faculdade de Medicina e a condução dos confinados para o Parque da Gameleira, onde passaram a noite, assistidos, do lado de fora, pela indignação de familiares e amigos. Fonte: Documentos revelados
O evento comemorativo dos 40 anos será no próximo sábado (10/6) a partir das 18 horas, quando estão previstos discursos, prosa, música e “comes e bebes”.
01/06 (20hs) - Reunião Especial na Assembleia Legislativa
06/06 (19hs) - Audiência Pública na Câmara Municipal 
10/06 (18hs) - Confraternização no DA Medicina 
15/06 (9.3hs) -Mesa-redonda no Congresso da UNE