São Sebastião do Paraíso comemorou os l80 anos da Aviação Paraisense com uma festa digna do acontecimento. Nos dias 29 e 30 de abril e 1.º de maio, no Aeroporto Joaquim Montans Jr, localizado à margem da BR 491 km 5 – foram realizados o 2.º Encontro Nacional de Girocópteros e diversos espetáculos aéreos, com sobrevoos de aeronaves.
Estavam presentes personalidades ligadas à aviação nacional, de diversas regiões brasileiras.
Entre as comemorações foi lançado oficialmente no aeroporto, no Hangar Xico Lances, às 11 horas do dia 30 de abril o livro “Asas Voadoras no Céu de Paraíso”, do advogado, escritor, historiador, Dr. Luiz Ferreira Calafiori, membro da Academia Paraisense de Cultura e membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. O livro abrange diversos aspectos da aviação universal, antecedentes históricos e Santos Dumont.
A nossa história aeronáutica é contada com clareza desde o primeiro campo de aviação, do Aero Clube, em 1937, primeira diretoria, primeiros alunos, sócios, e movimentos aeronáuticos até nossos dias.
O livro é enriquecido com belíssimas fotografias de aviões sobrevoando nosso maravilhoso céu azul. Recebido com aplausos o novo livro do escritor paraisense que retrata, de um modo especial, a aviação em nossa terra.
PARALELAS
A Academia Paraisense de Cultura promoveu sessão cultural e artística na noite de 17 de maio no anfiteatro do Sicoob Nossocrédito para a apresentação do livro de poesias “Paralelas”, editado pelas poetisas acadêmicas Dalila Mirhib Cruvinel e Bernadete Aparecida Aguiar.
A presidente, acadêmica Maria Rita de Cássia Preto Miranda ab riu a solenidade.
A acadêmica Dalila Mirhib Cruvinel, poetisa amplamente admirada nos meios culturais, já editou os livros poéticos “Cantiga para as Rosas”, “Mediterrâneo”, “Mares”.
A acadêmica Bernadete Aparecida Aguiar participou diversas vezes da Feira Nacional do Livro, em Ribeirão Preto, apresentando seus livros de poesias “Devaneios”, “Sonhos e Desejos”, “Poetizando o Mundo Perfeito”, “Escute Contemple Escolha”, “Viva a Natureza”. É a atual presidente do Lions Clube em São Sebastião do Paraíso.
“Paralelas” é uma inovação. Tem uma diagramação moderníssima, arrojada, diferenciada, sofisticada.
A poetisa Dalila Mirhib Cruvinel mencionou o significado de cada detalhe idealizado pelas autoras. O livro tem duas capas de cores diferentes: 1.º - Paralelas são duas linhas que não se encontram. 2.º - Para organizar de uma maneira moderna, duas autoras com estilos diferentes em suas poesias, apesar de ser um único livro.
“A melhor forma que isso acontecesse, era separa-las com a diagramação interna a mesma diagramação da capa. Quanto às cores, buscamos sofisticação, usando o preto, o branco e o cinza, sem levar em conta, qual autora ficaria com qual. Uma divisão simples”.
As autoras foram muito cumprimentadas pela beleza e sensibilidade das poesias, admirando e aplaudindo a inovação do novo livro.
Foi uma noite de festa promovida pela Academia Parai-sense de Cultura, valorizando a cultura e a arte em todas suas manifestações criativas.