CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2114

Por: Redação | Categoria: Acidente | 01-07-2017 18:07 | 1565
Foto: Reprodução

Extra
O Ministério da Saúde divulgou através da Portaria 1.629, publicada na sexta-feira no Diário Oficial da União o repasse de quase R$ 5 milhões para a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso. A medida visa atender ao bloco da atenção de media e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. Certamente é mais um feito que se deve creditar à união das lideranças locais, em especial do deputado Carlos Melles, fruto também da vinda do secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Francisco Figueiredo, ao município há cerca de 20 dias. O recurso será pago em parcelas e vai ajudar na manutenção da instituição. Conta ponto à Comissão interventora pelo resgate e obtenção de mais esta receita. Enquanto uns levavam, outros trazem. 




Credenciada
A Escola Estadual Paraisense  foi credenciada pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para emitir a Certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio, com base nos resultados do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) realizado a partir de 2017. Além desta escola de São Sebastião do Paraíso somente outros 50 estabelecimentos de ensino em toda Minas Gerais receberam esta autorização. Na região além de Paraíso, somente a E.E. Professora Júlia Kubsticheck da regional de Passos também foi credenciada.




Postos
Os postos de combustíveis em São Sebastião do Paraíso voltaram a ser alvos de bandidos nos últimos dias. No intervalo inferior a uma semana pelo menos dois estabelecimentos foram visitados pelos amigos do alheio. Nas duas ocorrências os acusados estariam armados e fizeram ameaças para levar uns trocados. Em ambas as situações a polícia foi acionada e o placar até agora esta em um a um. Numa das ações que foi filmada o suspeito fugiu e em outra os envolvidos foram pegos e parte do material levado acabou recuperado. Funcionários de outros estabelecimentos foram colocados em alerta.




Bancos
O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, em Ubá, na Zona da Mata, realizou, nos dias 26 e 27 de junho, fiscalização nas agências bancárias daquele município. Cinco bancos foram fiscalizados, sendo que quatro deles foram autuados por infrações à legislação municipal, estadual e federal. Foram constatadas irregularidades, como o não atendimento do consumidor no prazo previsto pela lei e deficiência no atendimento prioritário a idosos. A Promotora de Justiça irá instaurar Processos Administrativos para a devida apuração e deverá aplicar sanções administrativas entre outras medidas. Em Paraíso bem que a promotoria também poderia fazer alguma coisa já que situações semelhantes as narradas podem ser facilmente encontradas em várias agências locais. 




Mais em conta
Em se falando de proteção ao consumidor, a Promotoria de Justiça que está afeita a este setor na comarca de Paraíso bem poderia, se interessar em proceder acurado levantamento sobre o preço cobrado pela gasolina e etanol em postos de combustíveis no município. Indícios não faltam de que há quem dita as normas, e quem não as obedece, alinhando valores, puxados para cima, sofre reprimendas, e até ameaças. Mesmo com a malfadada carga tributária mineira, a que se atribui custo superior aos pagos por donos de postos, por exemplo no Estado de São Paulo, em outros municípios aqui nas Gerais paga-se preço mais em conta pela gasolina e etanol.




Palestrou
O juiz da Vara Cível, Família e Sucessões da Comarca, Jefferson Torres de Freitas esteve nesta semana na Escola Municipal Francisco Daniel, no Distrito de Guardinha. O magistrado falou sobre direitos e deveres da criança e do adolescente.  O evento teve a presença do prefeito Walker Américo e da vice-prefeita, Dilma de Oliveira entre outros membros do governo local. Em seguida ocorreu visitação a diversos órgãos da administração municipal como creches, posto de saúde e outras repartições. 




No Fox
O vereador Sérgio Aparecido Gomes foi visto nesta semana em rede nacional através do canal FOX Esportes. Como bom flamenguista que é ele foi acompanhar o time do coração na partida contra o Santos. Na oportunidade também conheceu as novas instalações e o novo estádio do time rubro-negro, conhecido como “Ilha do Urubu”. Como é bem relacionado no meio esportivo nacional, Serginho já esteve em vários eventos promovidos pela CBF onde tem um rol de amigos de causar inveja a muitos futebolistas. Voltou para casa feliz da vida com a vitória do Flamengo por 2 a 0 contra o alvi-negro praiano. 




Nomeações
O Governo de Minas Gerais anunciou neste sábado, 1º de julho, a nomeação dos últimos 1.352 aprovados para o cargo de agente de segurança penitenciário referentes ao edital Seplag/Seds nº 08/2013. Ainda em julho serão empossados 800 aprovados, ficando o restante para agosto. Dessa forma, o Governo de Minas Gerais encerra as nomeações do concurso realizado em 2013. Com isso  tenta-se dar uma acalmada na situação destes profissionais. O setor ameaçava realizar paralisações em um movimento com origem na capital sentido interior e que em Paraíso já havia mobilizações para adesão. Expectativa agora para um novo cenário até pelos lados de cá.




Repasse
O Governo Federal realizou ontem o repasse às Prefeituras de todo o Brasil o repasse do terceiro decêndio do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). No caso do município paraisense segundo informações da Associação Mineira dos Municípios foi repassada algo em torno de R$ 521.436,23. O valor ainda é insuficiente para iniciar o pagamento da folha salarial. Expectativa mesmo é para o repasse extra previsto para o próximo dia 10 quando a previsão é de que serão depositados um milhão e meio de Reais. Antes disso na terça-feira ainda chega a parcela do ICM’s. 




Renovou
O Ministério de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações divulgou nesta semana no Diário Oficial da União uma portaria em que renova pelo prazo de 10 anos a autorização outorgada à Associação Comunitária Beneficente Rural de São Sebastião do Paraíso, leia-se Rádio Onda Livre FM sintonizada em 106,1 MHz, para executar, sem direito de  exclusividade, o  Serviço  de Radiodifusão  Comunitária  na  localidade. A medida foi assinada pelo ministro Gilberto Kassab. A emissora possui programação variada e executa os mais diversos gêneros musicais. Apesar de instalada na zona rural seu sinal é sintonizado em vários bairros da cidade.




Denúncia
A morte de uma criança de cinco anos, em Paraíso, motivou reclamações por parte de familiares quanto ao atendimento na UPA – Unidade de Pronto Atendimento. Segundo alegaram, teria faltado oxigênio, o que ainda de acordo com os familiares da menina, acabou por complicar a situação. Em nota enviada ao Jornal do Sudoeste o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego, disse foi a UPA acompanhado pelo prefeito Walkinho, e garantiu que havia oxigênio de sobra para atendimento de pacientes.  Vereadores também afirmam estar acompanhando a denúncia, e segundo o presidente Marcelo de Morais, uma comissão foi nomeada com esta finalidade.