COOXUPÉ

Cooxupé passa a produzir mais de mil toneladas de café torrado por mês

Torrefação funciona em Guaxupé; sede da cooperativa conta com mais de 13 mil cooperados
Por: Redação | Categoria: Agricultura | 16-08-2017 15:08 | 2193
Inaugurada em 2015, a fábrica que fica em Guaxupé conta com mais de 3.100 m²
Inaugurada em 2015, a fábrica que fica em Guaxupé conta com mais de 3.100 m² Foto: Divulgação

São mais de mil toneladas de produção mensal. Em apenas dois anos, a Torrefação Cooxupé – inaugurada em nova planta industrial em julho de 2015 – dobrou a produção e chegou a sua capacidade total de 1 milhão de quilos por mês em três turnos de trabalho. A indústria funciona no Complexo Japy, localizado em Guaxupé, onde fica a sede da cooperativa que hoje conta com 13,5 mil cooperados.
Este crescimento, na contramão do ritmo mais lento da economia nacional, é fruto do constante investimento da Cooxupé em buscar alternativas para os produtores de café associados. “Apesar das nossas atividades terem foco maior em exportação do café verde, a nossa participação no mercado interno, de café torrado e moído, tem apresentado bons resultados, justificados pela nossa capacidade total de produção ser atingida em apenas dois anos depois de operarmos na nova planta industrial. A Torrefação é também uma outra alternativa de mercado para nossos cooperados que têm o seu café consumido aqui no Brasil, na opção torrado e moído”, afirma o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino. A fábrica conta com mais de 3.100 m² dedicados somente à área de produção.



 



ALTA EM EMPREGOS E QUALIDADE
Com a ampliação dos turnos, a planta passou a contar com 151 colaboradores diretos, ante os 108 do início. Positivos para o mercado, os resultados na nova planta também mostram a qualidade na produção. Segundo Mário Panhotta da Silva, gerente de Divisão Comercial da Cooxupé, os investimentos realizados na Torrefação, asseguram a qualidade final dos produtos, atrelados ao trabalho dos mais de 100 colaboradores envolvidos nos processos produtivos da indústria que utilizam as boas práticas de fabricação. “Levamos ao consumidor um café de excelente qualidade, através de um processo produtivo de última geração que prevê a segurança alimentar. Temos regras e práticas que garantem a produção de alimentos de forma adequada e segura”, declara.



 



MERCADO



 



A linha de café produzida pela cooperativa -incluindo as marcas Evolutto, Prima Qualità e Terrazza- está presente nos mercados da Grande São Paulo e interior do estado nas regiões do Vale do Rio Pardo, Ribeirão Preto, Franca, São José do Rio Preto, Araraquara e Limeira. Presença também no Rio de Janeiro e Região dos Lagos; Sul de Minas Gerais; Belo Horizonte, Juiz de Fora e algumas cidades do Sul do País.



 



SEGURANÇA
A Torrefação Cooxupé está implantando também o APPCC - Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle (ou HACCP - sigla em inglês). Um sistema de controle que aborda a segurança do alimento por meio da análise e controle dos riscos físicos, químicos e biológicos, desde a produção da matéria-prima, suprimento e manuseio até a fabricação, distribuição e consumo do produto acabado. Com este sistema, a Torrefação dá o primeiro passo para a implantação da certificação da ISO 22.000 de Segurança Alimentar e da FSSC 22.000. 
(por Phábrica de Ideias)



 



Colheita de café dos cooperados da Cooxupé atinge 87,96% do total
SÃO PAULO (Reuters) - Os cooperados da Cooxupé haviam colhido 87,96 por cento da produção de café prevista até último dia 12 de agosto, informou nesta terça-feira a maior cooperativa de cafeicultores do Brasil, apontando um ritmo mais acelerado ante o registrado ano passado.
Em igual período de 2016, os cooperados haviam colhido 82,11 por cento do total projetado. Os cooperados do Sul de Minas já colheram 88,64 por cento do total; em São Paulo, 86,64 por cento; e no Cerrado de Minas Gerais, 86,48 por cento.
(Por José Roberto Gomes)

Torrefação da Cooxupé dobrou a produção e chegou a sua capacidade total de 1 milhão de quilos por mês