O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, recebeu em Brasília na terça-feira (15/8), uma comitiva formada por 10 prefeitos da região, organizada pelo deputado Emidinho Madeira. O objetivo da reunião foi tratar dos assuntos do setor rural e fazer uma apresentação do ConCafé – Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas.
Segundo Emidinho Madeira o encontro com o ministro foi muito produtivo. “O ConCafé esteve muito bem representado na reunião com o ministro. Nada menos do que dez prefeitos, todos integrantes do consórcio, nos acompanharam até Brasília. Agradeço o empenho e a dedicação dos prefeitos Tião Nara (Carmo do Rio Claro - pres.do Con Café), Deco (Piumhi), Hideraldo (Boa Esperança), Claudeci (Juruaia), Ney do Jorginho (Bom Jesus da Penha), Kito Arantes (Cássia), Custódio (São Pedro da União), Hermes (Alterosa), Paulo Gornati (Monte Santo de Minas), Ronaldo Pereira Dias (Itamogi) e o vereador Luciano Leiteiro (Cássia). Essa, talvez tenha sido uma das mais importantes reuniões do Con Café”, disse Emidinho.
“Nas palavras do Ministro da Agricultura ficou evidente a importância da cafeicultura em nível nacional e sua disposição em somar forças juntamente com nossos municípios de forma integrada”, ressaltou o deputado.
Para o ministro da Agricultura a criação do ConCafé é muito positiva e mostra que o setor está tentando se organizar. “Essa ideia do consórcio é formidável e tenho certeza que vai dar certo. Coloco-me à disposição para criamos uma política para o café e sugiro um encontro entre todas as entidades para traçarmos os objetivos de interesse dos cafeicultores, mesmo porque a gente ainda não tem uma linha de atuação”, frisou Maggi.
O ministro também disse que dará seu apoio ao ConCafé junto a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Emidinho Madeira entregou ao ministro Maggi, projeto detalhado do Programa Mais Genética, que está em franca expansão em 66 municípios do Sul e Sudoeste de Minas.
Sobre a reunião com o ministro, o prefeito de Itamogi, Ronaldo Pereira Dias disse que “a economia de nossa região é o café e precisamos de apoio”. Sua opinião é compartilhada pelo prefeito de Cássia, Kito Arantes: “É importante unirmos os segmentos que representam a cafeicultura para definirmos uma política em conjunto”.