DESTAQUE ESPORTE

"Xadrez nas Escolas" e destaque no novo Observatório do Esporte

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Acidente | 25-08-2017 10:08 | 1718
Novo Observatório do Esporte apresenta um olhar diferenciado sobre a atividade em Minas
Novo Observatório do Esporte apresenta um olhar diferenciado sobre a atividade em Minas Foto: Reprodução

Já está no ar o novo portal do Observatório do Esporte de Minas Gerais. Com uma roupagem moderna, o portal passou a disponibilizar, de maneira didática e intuitiva, um leque ainda maior de informações para toda a cadeia esportiva em Minas Gerais, que envolve conselheiros, escolas, universidades, empresas, federações, entidades sem fins lucrativos, clubes, atletas, técnicos e outros profissionais do esporte. Um dos destaques de São Sebastião do Paraíso divulgado no projeto é o "Xadrez nas Escolas" com alcance de mais de seis mil estudantes da cidade. 
Na atual versão do Observatório do Esporte o cidadão mineiro vai encontrar indicadores e estudos de utilidade pública bem como informações sobre qualidade de vida e lazer, educação esportiva, atividades de alto rendimento e calendário de eventos, por exemplo. Também estão listadas no portal oportunidades de aprimoramento profissional e o desempenho de atletas mineiros nas principais competições. As informações podem ser acessadas a partir do endereço eletrônico www. Observatório do esporte.mg. gov.br.
O antigo site focava basicamente na apresentação de notícias, em oportunidades de qualificação na cadeia produtiva de esportes e no cadastro de eventos. Essas funções continuam e muitas outras foram incorporadas. "Além disso, havia uma desatualização tecnológica e de leiaute. Como resultado, não tínhamos a visibilidade que queríamos", esclarece a analista de políticas públicas esportivas e gestora do Observatório de Esporte, Ana Paula de Jesus.
Um dos destaques de Paraíso no Portal é o Projeto Xadrez nas Escolas. Com investimento de R$ 166.069,78 a proposta consiste em treinar e qualificar de forma continuada monitores para o ensino do xadrez nas escolas públicas do município. Também cita a realização de torneios escolares como forma de incentivo ao aprendizado do jogo e iniciação competitiva. Entre os objetivos está o fortalecimento da prática esportiva da modalidade motivando a participação em torneios oficiais. 
Consta também a contribuição na formação do ser humano, criando hábitos saudáveis, pois, o xadrez tem papel importante no desenvolvimento direto em pelo menos duas das inteligências múltiplas sendo a espacial (fundamental na análise do controle territorial) e a lógico-matemática (em função do cálculo de variantes e deduções de caráter). A extensão do projeto a todas as escolas públicas do município tem como escopo principal a democratização do ensino do chamado "jogo dos reis", de modo a propiciar o amplo acesso à prática esportiva saudável e útil à evolução do aprendizado até mesmo em outras áreas do ambiente escolar.
O portal destaca ainda de 2016 a participação das escolas locais no Projeto Transforma, programa de educação do Comitê Rio 2016. Por sua classificação, a E.E. Paraisense recebeu uma réplica da tocha olímpica, símbolo máximo dos jogos Olímpicos Rio 2016. Também são destacadas outras ações e eventos do município em relação ao esporte e a educação. 
Repaginado e com conteúdo ampliado, o novo Observatório do Esporte também traz informações sobre os principais projetos do Governo do Estado voltados para a prática esportiva, como o Bolsa Atleta e Bolsa Técnico e a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. 
A ideia é a de que o portal funcione como um espaço de compartilhamento de informações, ideias e opiniões e que consiga mobilizar, além de atletas, técnicos e cidadãos interessados em atividades físicas e de lazer, empresas e entidades que possam apoiar iniciativas de fomento ao esporte.