UFLA

A solenidade, marcada para assinatura da escritura pela Prefeitura, que deu posse da área de 150 mil m²

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 15-08-2018 10:33 | 574
A solenidade, marcada para assinatura da escritura pela Prefeitura, que deu posse da área de 150 mil m²
A solenidade, marcada para assinatura da escritura pela Prefeitura, que deu posse da área de 150 mil m² Foto: Nelson P. Duarte/Jornal do Sudoeste

O projeto do câmpus da Universidade Federal de Lavras (Ufla) em São Sebastião do Paraíso foi apresentado na tarde de segunda-feira (13/8) pelo reitor da instituição José Roberto Scolforo. A solenidade, marcada para assinatura da escritura pela Prefeitura, que deu posse da área de 150 mil m²  avaliada em 26 milhões, para a Ufla, contou com a presença de diversas autoridades e civis, que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história da universidade e os planos para este que será o primeiro câmpus da Ufla fora de seu local de origem. Essa realização, conforme o reitor Scolforo irá influenciar o futuro dos jovens e contribuir para o crescimento socioeconômico do município.
Scolforo destacou que a instalação da Ufla em São Sebastião do Paraíso foi a soma dos esforços de agentes políticos do município e que o início será "infinitamente grandioso comparado ao inicio da própria universidade". Inicialmente serão construídos cinco prédios para atender os cursos de bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Industrial, Engenharia de Software e Engenharia de Produção. "Porém, este é somente o começo" e, conforme Scolforo, futuramente, com a estrutura já estabelecida, a Universidade poderá ofertar diversos cursos que hoje são oferecidos pela Ufla.
Scolforo destacou que a Ufla não é mais um sonho, mas sim uma realização e que não viria ao município colocar em dúvida 110 anos de história da Universidade. Ele destacou que o crescimento da universidade, frente a uma crise econômica e educacional enfrentada por diversas universidades, dá-se ao fato de haver envolvimento e comprometimento de toda a equipe técnica-administrativa da Ufla. "Temos conseguido esse crescimento com persistência e projetos. Temos que ter um rumo e bons projetos em diferentes áreas, com metas, cronogramas e orçamentos muito claros para que se possam negociar estes projetos. O reitor não faz projeto, negocia. E consegue isso com o domínio de uma equipe que está comprometida e que tem envolvimento com a instituição", completou.

Expectativa
A expectativa para o início da primeira turma da Ufla em Paraíso é ainda no primeiro semestre de 2019, com processo seletivo que deve acontecer ainda no final deste ano e início do primeiro semestre de 2019, com 50% das vagas destinada a ampla concorrência e 50% para alunos que estudaram em escola pública (com cotas para alunos de baixa renda, negros e quilombolas). O funcionamento inicial ocorrerá em imóvel cedido temporariamente pela prefeitura de Paraíso até que sejam concluídas as obras e as turmas passam migrar pouco a pouco para as novas instalações. Segundo informações o local escolhido é um imóvel onde funcionou a Unifenas, próximo à Prefeitura.
Para o superintendente regional de ensino, Alípio Mumic, este é um momento histórico que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento de São Sebastião de Paraíso. Alípio lembrou que Ribeirão Preto, por exemplo, em 70 anos deu salto no seu crescimento com a implantação de um câmpus da Universidade de São Paulo (USP) e acredita que o mesmo possa vir a acontecer com Paraíso em alguns anos. "Será um polo produtor de conhecimento e novas tecnologias. Nossos estudantes não precisarão ir mais para fora, será o contrário, iremos receber novas pessoas. A Ufla é um marco que irá transformar  a cidade e região", avalia.
O prefeito Walker Américo Oliveira também comemorou a assinatura na escritura do terreno e destacou que o anúncio da implantação da Universidade de Lavras para São Sebastião do Paraíso pelo próprio reitor da universidade é histórico. "Para mim, enquanto prefeito é um orgulho muito grande, nós acreditamos nesse sonho, corremos atrás e a união política entre a Prefeitura, Câmara e os deputados estadual e federal, fez com isto se tornasse realidade", completou. 
Estiveram presentes compondo a mesa das autoridades, além do reitor da Ufla, José Roberto Scolforo, do prefeito Walker Américo Oliveira e do superintente regional de ensino, Alípio Mumic, os secretários de Educação e Desenvolvimento Econômico, Maria Ermínia e Ulisses Araújo; o vereador Vinício Scarano, representando a Câmara; a vice-prefeita Dilma de Oliveira e a ex-prefeita de São Sebastião do Paraíso Marilda Melles. A cerimônia também contou com a presença de representantes da OAB, da Acissp, das faculdades Libertas e Calafiori, além de servidores públicos municipais e cidadão do município.