CAMPO LIMPO

Paraíso comemora 14ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 15-08-2018 15:51 | 771
Ações educativas com coletas de  embalagem acontecem o ano todo em Paraíso
Ações educativas com coletas de embalagem acontecem o ano todo em Paraíso Foto: Arquivo

A central de recebimento de São Sebastião do Paraíso participará da programação em comemoração da 14ª Semana Nacional do Campo Limpo que é comemorada no período de 13 a 18 de agosto. Gerenciada pela Associação de Preservação Ambiental das Cooperativas e Associações dos Distribuidores de Produtos Fitossanitários do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (Apacass) a central programou eventos para esta semana em sua sede e também terá ações até o final do mês em outras comunidades que abrangem municípios da região. Na próxima sexta-feira,17, a central estará com suas portas abertas para receber os visitantes.

Comemorado no dia 18 de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo já reuniu cerca de um milhão de pessoas de todo o Brasil, desde sua primeira edição em 2005. Este ano, o tema da celebração, que, excepcionalmente, acontecerá dia 17 de agosto, será “Compartilhando Responsabilidades. Comemorando Resultados!”, e reunirá os participantes do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), e as comunidades do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias para compartilhar os resultados e benefícios gerados por esse sistema, que é referência no país e no mundo.

A data reconhece a importância do envolvimento de todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, canais de distribuição, fabricantes e poder público – para o sucesso do Sistema, que tem o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) como núcleo de inteligência. Em todo Brasil, mais de 100 unidades de recebimento, de 22 estados, promovem ações especiais para a data.

Em Paraíso a central promoverá na próxima sexta-feira,17, uma programação especial com o evento Dia Nacional do Campo Limpo Portas Abertas. Na oportunidade haverá a abertura da central para a visitação pública, quando são aguardadas as presenças de estudantes, professores, convidados e agricultores para visitas na sede. A associação está localizada a Rua Urias Cruz 160, Parque Industrial e atenderá neste dia no período de 9 às 12 horas, quando está prevista a presença de pelo menos 70 visitantes.

Para João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV, “abrir as portas das centrais é uma forma de mostrar para toda a comunidade que o engajamento dos elos da cadeia produtiva do agronegócio traz resultados e conquistas que todos podem comemorar”, anuncia. Mais do que uma obrigação legal, a devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas contribui com a conservação do meio ambiente. “Em 16 anos, mais de 450 mil toneladas de embalagens vazias já foram retiradas dos campos e encontraram destinação final ambientalmente adequada”, comenta.

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde então, mais de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindiveg), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

SOBRE O INPEV
Há 16 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processa-mento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destina-ção ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev. org.br, no Face book, Youtube e Instagram.