CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2229

Por: Redação | Categoria: Cidades | 18-08-2018 20:59 | 582
Foto: Reprodução

DESISTÊNCIA
Terminou na última quarta-feira,15, o prazo de registro das candidaturas para as eleições de 2018. Em nota oficial divulgada nas redes sociais a vice-prefeita de Paraíso, Dilma Oliveira anunciou que apesar de ter sido convidada a disputar o pleito concorrendo à deputada estadual, declinou da proposta. Ela justificou não ser o momento certo, pois, acredita que ainda tem muito a contribuir dentro da administração municipal. Dilma argumenta ainda que sua decisão passa pelo respeito ao compromisso assumido nas urnas, junto aos seus eleitores. 

AGRADECE
A vice-prefeita agradece todos que torceram por ela e deseja àqueles que conseguiram oficializar candidaturas uma ótima campanha, pautada no respeito e na verdade. Ela ainda fez coro em defesa da valorização da democracia brasileira, comparecendo às urnas e escolhendo conscientemente, diante de tantas desilusões com o cenário político atual.

PARTICIPOU
O prefeito  Walker Américo Oliveira participou na sexta-feira,17, pela manhã de um encontro na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), onde tratou-se da formatação de um encontro com lideranças do Sudoeste do Estado, para avaliar propostas para o desenvolvimento das cidades da região. A intenção é ouvir as propostas dos candidatos à presidência e também ao Governo de Minas para o Sudoeste de Minas. Ele também participou da demonstração de um projeto de monitoramento que vem sendo elaborado há tempos e que consiste em proteger as estradas rurais, com câmeras que visam monitorar as vias 24 horas.

PROFESSORES
A exoneração de dois professores pela Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso, quinta-feira, deu o que falar, e pelo visto ainda terá desdobramentos. A dispensa segundo afirmam não foi formalizada no papel. Um deles disse ter recebido a demissão através de “um recado”. Seu colega, foi por telefone. Eles creditam a dispensa aos posicionamentos que assumiram quanto à questão do salários recebidos neste mês. Cada professor recebeu R$ 800.

DIFICULDADES
Até então, professores vinham recebendo o pagamento de forma integral, e este foi o primeiro mês que a Prefeitura efetuou o pagamento de apenas parte dos vencimentos. Na semana passada o prefeito Walkinho reuniu-se com professores para posicionar-lhes dificuldades de caixa que vem enfrentando, e que conforme adiantou, poderia trazer reflexos nos salários a serem pagos aos servidores do setor de Educação. O motivo segundo disse é que o Governo de Minas, não tem repassado ao município verba para essa finalidade, vinda do Fundeb, Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica.

NEGAM
Com o valor que chegou foi insuficiente para quitar a folha total, segundo informações optou-se em fazer uma divisão de modo que cada professor não ficasse de mão abanando, sem receber nada, daí os R$ 800, E isso descontentamento. Um dos professores postou em rede social um desabafo, que tem sido entendido como o estopim para ter sido dispensado, o que tanto o prefeito Walkinho, quanto a secretária de Educação, Maria Ermínia, negam ser o motivo.

VESPEIRO
Conforme consta em matéria publicada nesta edição, o motivo alegado pelo prefeito e secretária seria dispensa para contenção de despesas. A esta coluna Walkinho afirmou que funcionários contratados também foram dispensado de outras secretarias. Mas de alguma forma a dispensa foi algo parecido em jogar pedra em vespeiro, tendo causado a reação de servidores, sindicalistas, vereadores e companhia limitada.

ASSALTOS
Nesta semana pelo menos dois fatos policiais chamaram a atenção em Paraíso. E foram parecidos. Em um deles uma jovem senhora foi deixar um filho em escola e foi surpreendida por um assaltante lhe tomou o veículo, que por sorte foi encontrado horas depois. O outro caso, também na área central, e à luz do dia, foi de sequestro relâmpago, em que uma senhora também teve arma apontada contra ela. O assaltante exigiu dinheiro, e acabou recebendo.