A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) iniciou a produção de 15 mil mudas de café. O plantio das sementes está sendo feito no viveiro localizado no Parque da Serrinha e segundo o agrônomo Eduardo José Scarano Guidi deverão ficar prontas e ser entregues a partir de fevereiro de 2019. A iniciativa é mais uma medida que visa o cumprimento das metas para aumentar a receita do ICMS Agrícola.
As mudas que estão sendo plantadas são da espécie Catuai vermelho 99, anuncia Eduardo Scarano. A espécie foi criada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e trata-se de uma planta de porte baixo e com resistência susceptível a ferrugem. Os frutos são vermelhos, tamanho médio e possui características de maturação tardia. “Vamos utilizar estas mudas para o replantio que deverá ser feito a partir de fevereiro”, disse.
O plantio ocorre mais cedo e depois pode ocorrer a necessidade de reposição de algumas plantas que não deve passar de 10% da lavoura”, explica o agrônomo. Ele acrescentou que as sementes foram tratadas e o cultivo obedece critérios técnicos. A expectativa é de que sejam produzidas entre 15 a 16 mil mudas de café voltadas para esta finalidade.
O prefeito Walker Américo visitou o local e acompanhou o trabalho dos funcionários no local. Ele enalteceu o empenho e a dedicação dos trabalhadores. “É um momento importante, é preciso ter mão boa para que no futuro tenhamos plantas sadias, saudáveis e que vão trazer uma produção importante para a nossa economia, ajudando na obtenção de receita para os produtores e consequentemente gerando recursos para o município através de impostos”, avalia. Além do café, no local são produzidas mudas de hortaliças para o Programa de Fomento a Horticultura, além de mudas de plantas utilizadas no processo de arborização da cidade.
A secretária de Agricultura, Yara de Lourdes Souza Borges enfatizou a importância deste trabalho desenvolvido pela prefeitura. “Estamos produzindo estas mudas que vão nos ajudar a aumentar a receita do município em relação ao ICMS Agrícola”, comenta. Ela justifica que este era o último item que faltava, considerando que as mudas serão doadas, para que Paraíso aumente o valor que recebe. “É mais uma ação que vem agregar ao produtor e vai soar com as demais atividades que já são realizadas”, completa.
De acordo com o Chefe de Departamento de Agricultura, Marco Aurélio Alves de Paula, as mudas serão doadas aos produtores cadastrados no município. “Quem ainda não possui o cadastro poderá fazê-lo na Sedeagro. É mais uma ação que serve ao produtor na hora que ele precisa e que também atende a demanda do município em relação a arrecadação”, completa.