O deputado Emidinho Madeira representou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais na abertura da edição 2018 da Semana Internacional do Café (SIC), quarta-feira (07/11), no Expominas, em Belo Horizonte, evento que reuniu toda a cadeia do negócio café, desde a produção até o consumidor final.
O parlamentar, eleito deputado federal, destacou a importância da cafeicultura para Minas e o Brasil. “Nosso estado colheu quase 32 milhões de sacas de café neste ano, o que representa mais da metade do café produzido no Brasil. Se Minas fosse um país seríamos o maior produtor de café do mundo. A realização da Semana Internacional do Café é de extrema importância para toda a cadeia produtiva porque aproxima o produtor do comprador final e também do consumidor. A prática do “comércio direto” é uma tendência que vem beneficiar quem produz, quem vende, quem industrializa e quem consome”, disse.
“Lutei muito como deputado estadual na defesa da cafeicultura e, podem ter certeza, vamos trabalhar ainda muito mais como deputado federal a partir do ano que vem lá em Brasília para fortalecer o setor rural, que tem sido o esteio do nosso Brasil”, frisou.
O deputado também parabenizou a organização da SIC 2018 e apontou o ConCafé - Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas, como um instrumento de desenvolvimento que está nas mãos dos gestores públicos da região de abrangência.
“Nós criamos este consórcio com o objetivo de inserir os prefeitos na defesa da cafeicultura, que é nosso principal produto do agronegócio em Minas Gerais. Na região do ConCafé – que reúne 48 municípios consorciados no Sul e Sudoeste de Minas – são mais de 350 mil hectares, o que corresponde a 30% de toda a área plantada de Minas Gerais. É uma região muito grande e que tem crescido a cada dia na produção dos cafés especiais”.
Emidinho parabenizou todos os realizadores da Semana Internacional do Café como a FAEMG, Café Editora, SE BRAE, CODEMGE e o Governo de Minas e todos os envolvidos no segmento da cafeicultura por trazer o ‘Mundo do Café’ aqui para Minas Gerais.
O deputado disse ter lutado muito para defender o setor rural quando foi eleito deputado estadual. “Agora vamos trabalhar ainda muito mais como deputado federal a partir do ano que vem. No que precisarem de mim, estarei à inteira disposição”, disse o parlamentar, que é membro da Comissão de Agropecuária e Agroindústria na ALMG.
ALGUNS NÚMEROS DA CAFEICULTURA:
Segundo o Geoportal do Governo de Minas a área de café plantado em Minas Gerais é um milhão cento e cinquenta mil hectares – 1.150.000 hectares. Na região de abrangência do ConCafé – que reúne 48 municípios consorciados no Sul e Sudoeste de Minas – são mais de 350 mil hectares o que corresponde a 30% de toda a área plantada de Minas Gerais.
- Previsão de safra CONAB no Brasil em 2018 – 59 milhões de sacas
- Previsão de Safra em Minas Gerais 2018 – estimativa – 31 milhões
- Sul de Minas previsão de safra 2018 – 16 milhões - CONAB
- Em Minas Gerais 464 municípios produzem café – são 853 municípios no total
- No Brasil são 1900 municípios produtores de café - 70% é agricultura familiar,
- A busca por café especial sobe 25% ao ano no Mundo – segundo a BSCA -