TJMG

Fórum de Paraíso integra projeto de economia de energia do TJMG

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Justiça | 26-08-2021 14:21 | 1108
Unidade judiciária de Paraíso está entre as que serão beneficiadas pelo projeto de economia de energia
Unidade judiciária de Paraíso está entre as que serão beneficiadas pelo projeto de economia de energia Foto: Roberto Nogueira

O prédio do Fórum de São Sebastião do Paraíso está entre as 61 unidades judiciárias do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em 59 municípios do estado que passarão por um processo de modernização em seu sistema de iluminação. A medida faz parte de um acordo para promoção de economia de energia celebrada entre Tribunal e a Cemig. A primeira etapa do projeto prevê a visita e levantamento do atual sistema de iluminação das 61 edificações.

Para atingir a meta, a companhia prevê o investimento de cerca de R$ 2,8 milhões na substituição de aproximadamente 25 mil pontos de iluminação. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig, que é regulado pela Aneel. Após a visita nas instalações de cada unidade, será feita a verificação em relação aos materiais como luminárias, lâmpadas e dos serviços de substituição. Estima-se que essa iniciativa vai economizar 2.250 megawatts-hora/ano e proporcionar uma redução de demanda na ponta de 315 kW, que é energia equivalente para abastecer 1.560 residências de famílias classificadas como baixa renda.

O presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, destaca o acordo técnico de cooperação com o TJMG, especialmente, em um momento de escassez hídrica no país, que exige o uso consciente de energia elétrica para toda a sociedade. O executivo destaca a importância do Programa de Eficiência Energética para disseminar uma cultura de consumo consciente para a população.  A iniciativa já está presente em hospitais e escolas, com a parceria o alcance do programa será ampliado.

Consumo consciente
Para o presidente do TJMG, Gilson Soares Lemes, o acordo vai além da economia gerada pela modernização dos pontos de iluminação. “Partimos da visão de que cada membro do Judiciário mineiro tem um papel importante a exercer nesse processo e pode atuar como um agente transformador ao adotar práticas sustentáveis em sua rotina”, destaca.

Além da modernização da iluminação das edificações, a Cemig vai capacitar magistrados e servidores do TJMG sobre o uso consciente, racional, seguro e sustentável dos recursos energéticos, com a intenção de que eles passem a ser disseminadores da cultura da eficiência energética e ajudem a conscientizar a população sobre a importância do tema.  Ao fazer um programa de educação com toda a comunidade jurídica, a Cemig trabalha para que todos se preocupem com o consumo consciente.

Na região, além de Paraíso serão beneficiadas as unidades judiciárias de Guaxupé, Alfenas e Passos.