Neste domingo, 8 de dezembro, será realizada a cerimônia de levantamento das bandeiras dos santos padroeiros da Festa da Congada e Moçambique de São Sebastião do Paraíso. A celebração terá início com missa às 17h, na Igreja Matriz de São Sebastião, localizada no centro. Em seguida, serão erguidas as bandeiras de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, São Sebastião, São Domingos, Santa Isabel, Santa Catarina e São Jerônimo. Todos os ternos de Moçambique e Congo irão saudar as bandeiras na presença do Reinado.
O levantamento das bandeiras marca o início oficial da festa, cujos desfiles ocorrerão entre os dias 26 e 30 de dezembro, a partir das 18h, na avenida José de Oliveira de Brandão, no Jardim Mediterranèe, em frente ao Novo Fórum.
Desde 2022, este local tem sido palco do evento, oferecendo mais conforto aos participantes e proporcionando o crescimento da festa, com infraestrutura para receber mais de 20 mil pessoas por noite. O evento conta com praça de alimentação organizada por instituições assistenciais e feirantes do município.
O secretário municipal de Educação e Cultura, Lucas Cândido de Oliveira, destaca a relevância da festa como a maior celebração popular do município. “A festa da Congada e Moçambique deixa sempre um gostinho de saudade e também uma grande expectativa para o seu início. Dentro das festividades de final de ano, este é um momento de agradecer por tudo o que passou e pedir pelo novo ano que se iniciará. A festa carrega consigo uma energia única, com sons e cores aguardados com grande entusiasmo por todos que enxergam nos festejos a sua identidade cultural”, enfatiza Lucas Cândido.
A festa da Congada e Moçambique reafirma o compromisso de São Sebastião do Paraíso em valorizar e preservar suas tradições culturais, oferecendo um espaço de celebração e integração para a comunidade e visitantes.