Episódio envolvendo troca de agressões entre um grupo de pessoas e policiais militares terminou em grave tumulto, sábado, 30, nas proximidades da Delegacia Regional de Polícia, em São Sebastião do Paraíso. Oito pessoas foram presas e três policiais sofreram ferimentos. Vídeos da confusão viralizaram em redes sociais, gerando grande repercussão.
De acordo com o 43º Batalhão da Polícia Militar, o tumulto começou por volta das 17h, quando uma guarnição estava na delegacia registrando um caso de embriaguez ao volante. Um grupo de oito pessoas, que retornava da festa realizada nas proximidades, teria começado a provocar verbalmente os policiais. Ainda segundo a PM, um dos integrantes do grupo, um jovem de 18 anos, teria “encarado um sargento com um olhar desafiador” e, ao ser questionado, respondeu com ofensas.
Os policiais teriam tentado abordá-lo, mas o jovem resistiu, desferindo chutes e socos. Outros integrantes do grupo teriam se juntado, tentando intimidar os policiais. Foi acionado reforço. Viaturas do Tático Móvel e equipes de apoio chegaram para conter o tumulto, que se estendeu até a avenida Dárcio Cantieri, em frente à delegacia.
Durante a ação, os civis teriam tentado impedir a prisão de um dos integrantes do grupo, e a confusão escalou. Uma mulher que filmava abordagem teve o celular derrubado por um militar. Ela foi detida.
A ação resultou no uso de munição de elastômero (bala de borracha) para dispersar o grupo. Um dos disparos atingiu um homem na coxa direita, causando ferimentos leves.
Três policiais militares ficaram feridos durante a operação. Um sargento sofreu escoriações na mão esquerda, um cabo apresentou lesões no dedo e no tornozelo, e outro soldado teve uma torção no polegar da mão direita. Todos os envolvidos foram levados ao pronto atendimento médico antes de serem encaminhados à 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil.
Os vídeos que circulam em redes sociais mostram momentos de tensão e violência.
Segundo informações, entre os detidos havia um homem de 34 anos, com antecedentes por tráfico de drogas e roubo, e a mulher de 30 anos, que possui passagem por tráfico de drogas.
Após a ação, a Polícia Militar emitiu uma nota informando que o caso será alvo de investigação interna. “As investigações relacionadas ao episódio do último sábado estão sendo conduzidas com o máximo rigor para garantir que todos os fatos sejam devidamente apurados. A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a transparência, legalidade e com a verdade em suas ações”, diz a nota.