DIGITAL

Rede Vida terá canal digital em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Tecnologia | 08-11-2021 09:52 | 3426
Sinal digital da Rede Vida será instalado no canal 19 em Paraíso
Sinal digital da Rede Vida será instalado no canal 19 em Paraíso Foto: Divulgação

A Televisão Independente São José do Rio Preto Ltda., que gera e transmite os sinais e programação da Rede Vida de Televisão foi autorizada a instalar o sinal digital em São Sebastião do Paraíso. O anúncio foi feito pelo Ministério das Comunicações através da portaria publicada no Diário Oficial da União em 26 de outubro. Com isso a expectativa é de no início de 2.022 a cidade já possa contar com mais uma opção atuando neste sistema de transmissão.

A Portaria assinada no dia 22 de outubro consigna os canais digitais da emissora para transmissão digital no âmbito do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre para diversas localidades. Para fins de execução do referido serviço deverão ser observados os prazos para a obtenção da autorização de uso de radiofreqüência junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e solicitação do licenciamento da estação.

Para São Sebastião do Paraíso foi designado o canal 19.1, secundário SEQ-R10018. Além de Paraíso foram contemplados outros 11 municípios de Minas Gerais. Na região também foram atendidas as cidades de Passos (canal 35) e Alfenas (Canal 20). Conforme informações a Rede Vida de Televisão já teria implantado na cidade equipamentos em condições de fazer a transmissão digital e estava apenas aguardando a autorização oficial do Ministério das Comunicações.

A Rede Vida será o quinto canal digital a ser implantado em Paraíso. Antes a Rede Globo/EPTV, TV Alterosa/SBT, Canção Nova e TV Sudoeste já estão com o sistema em funcionamento. Com isso apenas as emissoras TV Paranaíba/Record e Band Triângulo ficarão com o sinal analógico. O prazo para que todas as emissoras migrem para o sistema digital terminará em 2.023.

Rede Legislativa
Também para 2.022, além da Rede Vida é possível que no município paraisense sejam instalados os canais da Rede Legislativa de Rádio e Televisão. Através do sistema de multiprogramação são transmitidos os sinais da TV Câmara Federal, TV Senado, TV Assembleia podendo ainda ser transmitidas as imagens da TV Câmara local. A multiprogramação possibilita o uso de um mesmo transmissor para quatro emissoras independentes. Assim, todos podem transmitir suas sessões de plenário, o trabalho das comissões, as audiências públicas e programas de interesse público, de forma direta e transparente.

São Sebastião do Paraíso está relacionada entre as 354 cidades no País e 31 municípios de Minas Gerais onde o projeto de implantação da rede encontra-se em fase de estudos técnicos.  A solicitação para instalação da TV Digital em Paraíso encontra-se na fase "solicitado" e aguarda consignação para instalação.

Outros canais já autorizados para o município paraisense e ainda não instalados são TV Século 21 MG HD (canal 44 D) e a TV NGT MG HD (canal 36 D).