PROCURADOR

Júlio César Luciano é empossado como procurador do MPMG

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Justiça | 14-12-2021 16:54 | 1714
Júlio Cesar Luciano atuou na Comarca de São Sebastião do Paraíso na década de 1990   
Júlio Cesar Luciano atuou na Comarca de São Sebastião do Paraíso na década de 1990   Foto: Divulgação

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) empossou na tarde desta segunda-feira, 13 de dezembro, dois novos procuradores de Justiça: Regina Duayer Hosken e Júlio César Luciano. A solenidade de posse e exercício ocorreu em sessão da Câmara de Procuradores de Justiça, evento que foi transmitido pelo YouTube. Júlio César atuou na Comarca de São Sebastião do Paraíso nos anos 90 como promotor de Justiça, no início de sua carreira.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destacou a alegria do momento, que segundo ele, simbolizada pela renovação dos quadros da segunda instância da instituição. “Brilhantes carreiras. Chegaram em bom momento. Temos o compromisso pela vida, democracia, pelos valores e direitos sociais e aplicação das leis. A nossa vocação é acreditar e lutar pela realização da justiça. O nosso Ministério Público de hoje é um legado de gerações que lutaram e obtiveram tantas conquistas. Temos o dever de manter a higidez delas e entregar às próximas gerações uma instituição ainda melhor”, disse aos empossados. 

Em nome da Câmara de Procuradores de Justiça, Eduardo Henrique Machado saudou os novos colegas, falou sobre as suas carreiras e vocação. “Vocês nos orgulham com suas trajetórias”, enfatizou.  A solenidade foi realizada seguindo os protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19.

Durante pronunciamentos e de forma emocionada, os novos procuradores fizeram questão de agradecer aos familiares e integrantes do MPMG, por suas trajetórias que os levaram até este momento. Eles destacaram a luta histórica pela defesa da democracia, igualdade, liberdade e direitos garantidos pela Constituição Federal, bem como a busca pela justiça e a supremacia da lei, sempre a ser defendida pelo Ministério Público. Em um tempo de fragmentação, Regina Hosken acrescentou que “todos os gêneros devem caminhar juntos para uma sociedade verdadeiramente melhor”.

“Sem existência de lei e de um tribunal imparcial, nenhum homem pode ser verdadeiramente livre. Agora é o momento de renovarmos a promessa de democracia, fraternidade, igualdade, de tomarmos o caminho da verdadeira justiça social. Assumimos essa nova responsabilidade com prazer”, afirmou Júlio César.

O termo de posse e exercício dos novos procuradores de Justiça foi assinado pelo procurador-geral de Justiça e pelo corregedor-geral do MPMG, Marco Antônio Lopes. Durante a solenidade, os empossados receberam a Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos.

Júlio César Luciano ingressou no MPMG em 1992 e atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Manhuaçu, Carlos Chagas, Iguatama, Tarumirim, São Sebastião do Paraíso e Belo Horizonte. Na capital, além de ter atuado em várias Promotorias de Justiça, exerceu a atribuição de assessor especial do procurador-geral de Justiça entre os anos de 2011 a 2018. 

Novo procurador do MPMG Júlio César Luciano atuouna Comarca de Paraíso