A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Sebastião do Paraíso realizou no ano passado 4.079 atendimentos, tendo sido cadastrados no órgão em torno de 3.950 solicitações — número que superou o registro de 2020, que teve 3.775 atendimentos. Os dados são referentes às diversas áreas, entre elas alimentação, financeira, habitação, produtos, saúde, serviços essenciais e serviços privados.
Conforme destaca o coordenador do Procon, Fábio Martins, 43% desses atendimentos são referentes a assuntos financeiros. “Antes, grande parte dos atendimentos se referiam a sistema de telefonia, mas houve essa mudança em 2021. Dentro das questões financeiras, o público que mais teve problemas foi de 40 a 70 anos, entre eles cobranças indevidas agregadas à conta, empréstimos, cartões de crédito, consórcio. entre outros”, ressalta.
O coordenador destaca ainda que esse público correspondeu a 80% dos atendimentos realizados no Procon. “O público idoso, que é formado por pessoas mais simples, que não têm tanto conhecimento e acesso às informações via internet, foi o que mais compareceu ao Procon a fim de registra sua reclamação ou tirar dúvida”, acrescenta.
Fábio destaca que a finalidade do órgão, além de tentar resolver problemas pertinentes ao consumo, é passar instruções referentes à educação consumerista. Quem necessitar de algum atendimento, poderá procurar o Procon à rua Pimenta de Pádua, nº 1237, centro, no prédio do Casp, com atendimento das 9 às 16h30. Dúvidas e orientações no telefone 3539-1092 (fixo e whatsapp), ou via e-mail: procon@ssparaiso.mg.gov.br.
(por Secom Pref. SSP)