A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) abre, nesta terça-feira, 1º de fevereiro, as inscrições para o Mutirão das Famílias 2022. O primeiro de abrangência estadual, com a participação simultânea de 36 unidades, inclusive São Sebastião do Paraíso, e São Tomás de Aquino. A iniciativa tem o objetivo de buscar a conciliação em casos de conflitos na área do Direito da Família, por meio de solução extrajudicial.
De acordo com a Defensoria Pública Estadual em todo o estado, a expectativa é que sejam realizadas até mil sessões de conciliação entre as partes até 31 de março. O evento deste ano será realizado em formato híbrido, presencial ou virtual.
O mutirão é voltado principalmente para cidadãs e cidadãos de baixa renda, que necessitam do atendimento jurídico gratuito da DPMG em casos como reconhecimento ou dissolução de união estável, divórcio, guarda de filhos, alimentos e investigação de paternidade, entre outros. Os interessados podem se inscrever até 25 de fevereiro.
Em São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino são estimadas aproximadamente 6.980 ações e o atendimento será virtual. Informações sobre o mutirão nestas localidades podem ser obtidas pelo telefone, Whatsapp (31) 9 8464-3567. Também através do e-mail: flavio.siqueira @defensoria. mg.def.br.
Na região também haverá o serviço em Guaranésia, de forma presencial. A Defens-oria Pública nesta cidade funciona de segunda a sexta-feira, no período de 12 às 17h30, a Rua Major Urias,159, centro.
O Mutirão das Famílias foi promovido pela Defensoria de Minas pela primeira vez em 2015, na unidade de Uberlândia, com 726 inscrições. A iniciativa também ocorreu no mesmo município em 2017, 2018 e 2019. Ribeirão das Neves (2016), Belo Horizonte (2019), Patrocínio (2019 e 2020), Ituiutaba (2021) e Ponte Nova (2021) foram os outros locais mineiros a receber o mutirão. No total, desde a primeira edição, 8.161 pessoas foram atendidas. Em São Sebastião do Paraíso a Defensoria já participou de outros mutirões em conformidade com o núcleo estadual, com temas relacionados a DNA, Direito de Ter Pai.