8ª SEMANA DO CONSUMIDOR

Procon de Paraíso realizará palestras sobre crimes cibernéticos

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Justiça | 14-03-2022 17:12 | 1145
Atendimento no Procon terá várias atividades de orientação durante a Semana do Consumidor 
Atendimento no Procon terá várias atividades de orientação durante a Semana do Consumidor  Foto: Arquivo

Em comemoração a Semana do Consumidor a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON Municipal de São Sebastião do Paraíso realizará nos próximos dias uma série de atendimentos especiais e eventos durante a 8ª Semana do Consumidor. A programação tem início na segunda-feira, 14, com orientações e formalizações de reclamações e denúncias. Nos dias 15 e 16 de março serão realizadas palestras virtuais em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, sobre crimes e golpes cibernéticos. Também durante o período haverá mutirão de renegociação de dívidas.

De acordo com o coordenador do Procon Municipal, Fábio Martins, a programação foi montada com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas na busca por seus direitos nas suas relações de consumo. Durante a 8ª Semana do Consumidor será intensificado o atendimento dos consumidores com o objetivo de orientar, formalizar reclamações e denúncias junto ao Procon. O atendimento acontecerá na sede do órgão localizado no prédio da CASSP na Rua Pimenta de Pádua 1237, no período de 9 às 16h30.

Em relação aos fornecedores de produtos e serviços também haverá atendimento especial a fim de orientar sobre  os direitos e obrigações constantes na legislação consumerista. O Procon fará ainda fiscalização educativa juto ao comércio local, especificamente na região central, nos dias 14 a 18 de março de 2022.

Outra ação a que a população poderá ter acesso é o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. O atendimento acontecerá no período de 7 a 31 de março por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. Trata-se de uma iniciativa da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com o BACEN (Banco Central), a Secretaria Nacional do Consumidor e a Associação Brasileira de Procons - PROCONSBRASIL. O mutirão é adequado para atender a pessoas que estão com dívidas em nome  de uma pessoa natural (física), em atraso, as que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, ou seja, diferentes de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo. Informações podem ser encontradas no site  www.mutirao.febraban.org.br .

PALESTRAS ON LINE
Na terça-feira,15, e na quarta-feira,16, haverá palestras on line organizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com os demais Procons do Estado. Serão abordados temas pertinentes aos Crimes e Golpes Cibernéticos e Responsabilidade de Influencer Digital.

As transmissões serão efetivadas em Belo Horizonte e transmitida via internet, no link www.youtube.com/mpmgoficial às 14h do dia 15 e 16 de março de 2022.

O evento tem por objetivo conscientizar e impulsionar ações de educação consumerista, na tentativa de resolução e orientação vinculada a problemas constantes em relação de consumo, promovendo uma proximidade maior do órgão de defesa do consumidor com a população.