A ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) realizou na última semana, reunião com técnicos ligados a cadeia produtiva e comercial do café para discutir medidas de apoio e desenvolvimento do setor.
Foi uma oportunidade para discutir a comercialização do café, as necessidades da cafeicultura, as ações possíveis de serem implementadas ou potencializadas, o desenvolvimento de negócios, serviços e a promoção da ampliação e organização setorial dentro da ACISSP de forma que impacte positivamente para toda cadeia do agronegócio em São Sebastião do Paraíso e região.
No encontro foi discutida a relevância e a importância do setor de comercialização de café do município. As possíveis ações no sentido do desenvolvimento do setor com criações de grupos para certificações das propriedades rurais e fair trade.
Do ponto de vista dos técnicos, também foi ressaltada a importância da regulamentação da profissão de classificador de café, que tem enorme importância na cadeia produtiva da cafeicultura na comercialização, sendo um profissional essencial na precificação e tendo em São Sebastião do Paraíso grandes profissionais destacados e reconhecidos no mercado nacional.
Uma das medidas imediatas é o início das atividades do laboratório de classificação de cafés. O objetivo desse novo serviço é oferecer aos produtores e a todo mercado da cafeicultura, análises e avaliações isentas e com credibilidade para auxiliar na negociação da sua safra.
No local, os produtores, técnicos e empresas, contarão com a estrutura necessária para realizar suas próprias classificações ou para seus clientes. Uma comissão foi formada para planejar e desenvolver as ações para implementação dessa estrutura.
"Nosso objetivo é ampliar a atuação da ACISSP no segmento, recebendo novos associados ligados ao setor, aumentando a representatividade, estreitando relacionamento e oferecendo soluções para que a nossa associação se referencie também quando o assunto for agronegócio" analisou o diretor de Agronegócios da Associação, Gilson de Souza.
"O café é o principal produto gerador de recursos da economia paraisense e acredito que poderemos ampliar nossa atuação, assumindo um papel de organização e fomento do setor. Hoje temos uma parceria muito produtiva com o Senar que já é referência em formação do produtor e trabalhador rural e vamos agora propor ações que deem suporte da porteira pra fora", anunciou o presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombaroli.
(ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ACISSP/CDL)