ESPAÇO SAÚDE

Você sabe controlar seu diabetes?

Por: Redação | Categoria: Saúde | 25-01-2023 00:46 | 617
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e  Clínica Médica Lucano Clínicas
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e Clínica Médica Lucano Clínicas Foto: Arquivo

O controle da glicemia é decisivo para a prevenção das complicações advindas do diabetes mellitus.

Grandes ensaios clínicos randomizados (UKPDS, ADVANCE e DCCT) testaram a eficácia do controle glicêmico intensivo tanto no Diabetes tipo 1 (DM1) como no Diabetes tipo 2 (DM2), e mostraram que, reduzir a hemoglobina glicada (Hb A1c) para abaixo de 7%, promove diminuição das complicações (retinopatia, doença renal e neuropatia).

Para cada 1% de redução na HbA1c, há uma redução de 14% em desfechos como o infarto agudo do miocárdio (IAM) e de 12% nos acidentes vasculares cerebrais fatais e não fatais (AVCs).58 O estudo também reforçou a importância do controle glicêmico como preditor de infarto agudo do miocardio e de morte por todas as causas.

Existe atualmente um grande número de opções terapêuticas para tratar a do diabetes tanto tipo um quanto tipo 2, com eficácia demonstrada na redução da glicemia e com segurança cardiovascular estabelecida.

As opções de tratamento precisam ser individualizadas de acordo com as características clínicas do paciente, considerando o risco de hipoglicemia, a tolerabilidade, os efeitos adversos e o custo.

O primeiro tratamento que é essencial são as medidas de estilo de vida. São elas, ajuste e perda de peso, reeducação alimentar evitando doces a base de açúcar e excesso de carboidratos na alimentação, além de exercício físico regular (150 min por semana).

A Metformina é o agente de primeira linha de escolha para o tratamento do DM2, dada sua eficácia e segurança, baixa incidência de hipoglicemia e baixo custo. Mas é preciso cuidado especial pois deve ser evitada em pessoas com insuficiência renal em que o rim funcione menos que 30%. Outro ponto importante é que o uso crônico desta medicação reduz a absorção da vitamina B 12, que, portanto, precisa ser monitorada.

Quando o diabetes não controla apenas com uma medicação lançamos mão do tratamento combinado.

Principalmente com as novas medicações preconizadas como:

Dapaglifozina (Forxiga) controla diabete, melhora circulação renal, protege o coração e reduz perda de proteína na urina.

Gliptinas (Januvia, Galvus, Suganon, Trayenta, Nesina) agem aumentando a secreção de insulina. Importante agente para controle de diabetes podendo ser utilizado tanto isolado quanto associado à Metformina.

Glibenclamida uma das medicações mais antigas no tratamento do diabetes possui como efeito desejado mas de risco a hipoglicemia. Atualmente preferimos troca la por medicações mais seguras que não exponham o paciente ao risco de hipoglicemia, como por exemplo Gliclazida. A Gliclazida é da mesma família da Glibenclamida potente no controle do diabetes da mesma forma mas não leva ao risco de hipoglicemia grave.

Pioglitazona (Piotaz, Actos, Aglutil) age melhorando a sensibilidade à insulina. Pode causar inchaço e piorar anemia.

Análagos de GLP 1 como Liraglutida, Semaglutida como Victoza e Ozempic além de ser muito eficiente no controle do diabetes auxilia na perda de peso. Mas são medicações injetáveis, de alto custo e que podem causar prisão de ventre e náuseas.

Insulina tem inúmeras apresentações é a medicação que melhor trata o diabetes, mais semelhante ao que nosso organismo necessita. Mas apenas encontrada na forma injetável e precisa de controle regular e preciso de doses e aferições.

Veja com seu médico de confiança qual a melhor opção de tratamento para você. A medicação que melhor se encaixa e atende suas necessidades. Lembrando que as medidas de estilo de vida se estendem e beneficiam a todos.

Cuidem se.

Dra Leticia de Oliveira
Nefrologia, Clínica
Médica e Nutrologia.
MAPA 24h

Telemedicina Consultório
Domiciliar
Rua Ten. José Joaquim, 555 Centro - São Seb. Paraíso MG

Contatos: (35) 3531-2607
Fone e Whatsapp (35) 999628094 ou 997802607

Redes sociais:
Instagran: @draleticianefro Facebook: Dra Leticia de Oliveira Nefrologia e Clínica Médica e Nutrologia