SAÚDE MENTAL

Marcelo defende organização do sistema de saúde mental na Macrosul de Saúde

Por: Redação | Categoria: Saúde | 04-02-2023 10:18 | 682
Foto: Arquivo

O prefeito Marcelo Morais participou em Varginha na tarde de quinta-feira, 2 de fevereiro, de reunião com representantes das regionais de Saúde de Pouso Alegre, Alfenas, Varginha e Passos, onde debateu-se a necessidade da permanência do Hospital Psiquiátrico Gedor Silveira e “não-estrangulamento” deste para que não falte qualidade no atendimentos dos pacientes que realmente necessitam desses serviços.

Conforme o prefeito, inicialmente foi uma reunião técnica para discutir a necessidade das regionais de Saúde se comunicarem urgentemente para não estrangular o hospital no sentido de judicialização para atendimento de internações compulsórias e atendimento de pacientes que não precisam do serviço, e podem ser direcionados para outros setores da Saúde.

“Apontamos a importância do Hospital Gedor Silveira para o Município e toda a macrorregião de Saúde, mesmo com as políticas do Estado e da União que seguem para um caminho de fechamento destes hospitais. Fomos a essa reunião para defender a permanência do hospital e fortalecimento da Macrosul de Saúde para uma rede de atendimento de saúde mental, tendo o Gedor Silveira como uma referência e não como um local para reclusão de pacientes “, destaca.

Marcelo ressaltou ainda que o pedido feito por ele e sua equipe da Secretaria Municipal de Saúde é para que se respeitem os protocolos do Estado e, consequentemente, que a macrosul de Saúde, por meio de suas regionais, possam se organizar para que o município possa receber os pacientes que realmente necessitam dos atendimentos do Hospital Gedor Silveira. “E não de internações compulsórias e judiciais, que tem feito o Hospital se tornar uma espécie de presídio”.
(Secom Pref. SSP)