Moradores de São Sebastião do Paraíso estão sendo alvos de uma nova tentativa de golpe envolvendo e-mails fraudulentos. Criminosos estão enviando mensagens supostamente assinadas pela “Secretaria Municipal de Finanças” informando sobre dívidas inexistentes de IPTU referentes ao ano de 2024.
O e-mail contém um boleto falso e orienta que o pagamento seja feito via PIX, prática que pode gerar prejuízos financeiros aos destinatários. O investigador Roney Vilaça, especialista em crimes cibernéticos, explica que esse tipo de golpe costuma ser cíclico, reaparecendo com pequenas variações. “Os falsários costumam aproveitar momentos do ano em que determinados temas estão em evidência. No caso, com a proximidade do início do ano, o IPTU se torna um assunto recorrente, o que facilita a ação criminosa”, afirma.
Ele detalha como o golpe funciona: “Os criminosos enviam e-mails falsos, se passando por uma secretaria municipal, com um link para o pagamento de uma suposta dívida. Ao clicar, a vítima é direcionada para um boleto falso, e o pagamento vai direto para os golpistas. Geralmente, as contas utilizadas para o depósito são feitas com documentos falsos ou em nome de pessoas falecidas, dificultando a investigação policial.”
Vilaça alerta sobre como se prevenir. “Recomendamos que nunca se clique em links de e-mails desconhecidos e que se evitem pagamentos por boletos recebidos por mensagem ou e-mail. Em caso de dúvida, é essencial acessar os sites oficiais ou procurar a prefeitura diretamente. Caso a vítima já tenha sofrido o golpe, deve registrar um boletim de ocorrência e procurar orientação na delegacia,” orienta o investigador.
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso também emitiu uma nota oficial para tranqui-lizar os cidadãos e esclarecer sobre os procedimentos adota-dos. “A Prefeitura informa que, em hipótese alguma, envia e-mails com links ou chaves PIX para o recebimento de IPTU ou para arrecadação de qualquer natureza. Toda comunicação oficial em relação a dívidas municipais é feita exclusivamente pelos Correios, e o contribuinte deve comparecer à Prefeitura para gerar a Guia de Arrecadação Municipal,” destaca.
A nota ainda reforça que não existe uma Secretaria Municipal de Finanças no município. “Solicitamos que os cidadãos fiquem atentos a qualquer contato solicitando pagamento de dívidas de IPTU, multas ou ISS. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato com o setor de arrecadação pelo telefone (35) 3539-7010 ou comparecer ao Paço Municipal, localizado na Praça dos Imigrantes, nº 100, bairro Lagoinha,” conclui a Prefeitura.