VACINA BIVALENTE

Vigilância em Saúde inicia aplicação da vacina bivalente em Paraíso

Neste final de semana, idosos acima de 85 anos e pessoas imunocomprometidas poderão receber a dose de reforço contra a covid-19
Por: Ralph Diniz | Categoria: Saúde | 03-03-2023 16:39 | 1261
Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de São Sebastião do Paraíso inicia, neste sábado, 4, a primeira etapa de vacinação bivalente contra a covid-19. Neste primeiro momento, idosos acima de 85 anos e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos, serão imunizadas. As vacinas serão aplicadas em sistema de drive-thru na praça Inês Marcolini, aos fundos da Prefeitura.

Conforme explica Fernanda Spósito, coordenadora do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, a vacina bivalente é produzida pelo laboratório da Pfizer e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. Para receber a bivalente, aqueles que estiverem no grupo prioritário já devem ter recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente. Além disso, o reforço poderá ser aplicado somente naqueles que receberem a última dose há mais de 4 meses.

De acordo com o calendário criado pelo Ministério da Saúde, estão elegíveis para serem vacinadas na primeira etapa da campanha de imunização contra a covid-19, idosos acima de 70 anos; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Entretanto, a vacinação em Paraíso vai contemplar neste final de semana apenas parte do público-alvo. Isso porque a Secretaria Municipal de Saúde recebeu somente 1.932 doses da vacina bivalente, o que representa 21% do quantitativo do município para essa faixa etária. “Nosso planejamento é receber mais doses na próxima semana para baixar a idade até chegarmos aos 70 anos. Mas, dependemos do volume de vacinas que recebemos da Superintendência Regional de Saúde”, explica Fernanda Spósito.

Ainda de acordo com a responsável pela Vigilância em Saúde, moradores no Asilo São Vicente de Paulo, bem como os trabalhadores do local, já foram imunizados nesta semana.

Para ser vacinado (a), é necessário ser apresentada carteira de vacinação e o cartão nacional do SUS. Além disso, os imunocomprometidos acima de 12 devem ter em mãos um atestado médico comprovando a condição e um formulário disponível no site da prefeitura e nas Unidades de Saúde da Família. A vacinação para esse primeiro grupo continuará ocorrendo na próxima semana, no mesmo local, das 9h às 15.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, as pessoas elegíveis para receber a vacina bivalente totalizam 54 milhões de brasileiros. A fase 2 contemplará pessoas de 60 a 69 anos; a fase 3 será voltada para gestantes e puérperas; a fase 4 profissionais da saúde e a fase 5 pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, pessoas privadas de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.