NOTIFICAÇÕES

Dengue: Paraíso chega a 1100 notificações

Número de casos confirmados salta de 190 para 267 em apenas uma semana e causa preocupação nas autoridades
Por: Ralph Diniz | Categoria: Saúde | 11-03-2023 09:30 | 1556
Foto: Reprodução

Os números da dengue continuam em alta em São Sebastião do Paraíso. Segundo dados atualizados pela Vigilância em Saúde, já são mais de mil notificações e 267 casos positivos da doença desde 1º de janeiro, sendo que mais de 70 novos casos foram registrados apenas na última semana.

Segundo Luciano Santana, responsável pelo Departamento Municipal de Controle de Zoonose, a última semana epidemiológica, que ocorreu entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março, apresentou um aumento significativo nos números de notificações (pessoas que apresentaram sintomas da doença) e de casos confirmados. Durante a semana em questão, 388 pessoas foram notificadas e 77 receberam diagnóstico positivo para dengue. Desse modo, Paraíso chegou à casa das 1100 notificações e 273 casos confirmados.

Os números da última semana ainda mostraram que 17 pessoas testaram negativo para dengue, 21 se recusaram a fazer o exame laboratorial e 273 ainda aguardam o resultado do teste feito pela Secretaria de Saúde. De acordo com Santana, Jardim Planalto, Cidade industrial, Vila formosa e Alto Bela Vista são os bairros da cidade com maior número de notificações.

Diante do fato, a prefeitura realizou, nesta semana, uma força-tarefa em parceria com a Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal e o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros para passar um “pente fino” nas regiões com mais casos registrados até agora. “Para combater a dengue, estamos trabalhando praticamente de domingo a domingo, realizando mutirões todos os finais de semana. Além de visitar as residências, nossos agentes, com a permissão dos proprietários, também estão retirando dos locais todo tipo de material que pode servir de criadouro para o mosquito. Descartamos vários pneus e outros materiais. Além disso a equipe está indo em todas as escolas pedindo o reforço dos alunos”, explica Luciano Santana, que ainda pede que as pessoas façam uso de repelentes.

Em seis dias de trabalho, os agentes do Controle de Zoonose identificaram e erradicaram 273 focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue. Além disso, 81 proprietários de terrenos e 14 empresas foram notificados pelos fiscais do município. Caso não tomem providências para evitar que o aedes aegypt se prolifere em seus imóveis, eles podem ser multados pela prefeitura.