ATENDIMENTO UPA

Procura por atendimento na UPA aumenta 70% em março

Segundo o prefeito Marcelo Morais, lotação na unidade se dá pelo aumento de casos de dengue no município
Por: Ralph Diniz | Categoria: Saúde | 18-03-2023 07:25 | 1756
Foto: Jornal do Sudoeste

O mês de março tem sido desafiador para a Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso. Isso porque o número de pessoas que procuram atendimento médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município não para de subir, fazendo com que o local esteja lotado praticamente o tempo todo.

De acordo com relatos de pacientes que precisaram dos serviços da unidade nos últimos dias, o tempo de espera na fila para ser atendido por um médico chegou a ser superior a três horas. Além disso, devido à lotação em determinados momentos do dia, as pessoas chegam a aguardar do lado de fora da UPA. “A sala de espera está cheia de crianças, idosos, mulheres grávidas. Todo mundo esperando por um médico. Não tem muito o que fazer, a não ser esperar. Minha filha está com febre alta há dois dias e não vamos voltar para casa até ela ser atendida”, disse um popular ao Jornal do Sudoeste.

Diante dos relatos e das reclamações feitos por alguns usuários da UPA, a reportagem entrou em contato com o prefeito Marcelo Morais, que também acumula a função de secretário municipal de Saúde. Segundo ele, a constante lotação na unidade nos últimos dois meses ocorre devido ao aumento de casos de dengue no município.

Conforme explica Morais, o número de pessoas que procuraram atendimento na UPA neste mês é 70% maior do que o registrado em janeiro deste ano. Em fevereiro, a demanda já havia sido 35% mais alta em relação ao primeiro mês de 2023. “Entretanto, nenhuma pessoa que vai até a UPA fica sem atendimento. Todas passam pelo médico”, enfatiza o prefeito.

Ainda segundo Marcelo Morais, a Secretaria de Saúde, a fim de aliviar o fluxo de pessoas na UPA, criou um centro de hidratação no local onde funcionava a Secretaria de Saúde até o início do ano passado. O espaço serve para atender pacientes que precisam receber soro na veia.

O líder do Executivo municipal também declara que a prefeitura tem trabalhado “de forma incansável” para garantir o atendimento das pessoas que procuram a UPA, “aumentando o número de profissionais e a capacidade de medicamentos instalada na unidade”.

Morais também explica que, além de focar no atendimento aos pacientes da UPA, a prefeitura trabalha no sentido de evitar que mais pessoas contraiam a dengue e necessitem dos serviços médicos. “Também estamos combatendo o mosquito, fazendo a conscientização da população e a limpeza nos bairros com mais incidência de casos no município”, conclui.