7 MORTES

Paraíso tem 7 mortes por covid-19 em 2023

Após o registro de cinco óbitos em janeiro, números apresentam queda. Vigilância em Saúde diz que vacina está reduzindo os casos graves
Por: Ralph Diniz | Categoria: Saúde | 25-03-2023 07:08 | 1494
Foto: Reprodução

No último final de semana, foi registrada mais uma morte em decorrência da covid-19 em São Sebastião do Paraíso. Este foi o 339° óbito ocorrido no município desde o início da pandemia, sendo o sétimo em 2023. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, a queda no número de vítimas fatais da doença é fruto da vacinação da população.

Segundo informações obtidas pelo Jornal do Sudoeste, no sábado, dia 18, um homem idoso, que não teve a idade divulgada, morreu após passar mal e ser internado na Santa Casa. A vítima tinha comorbidades, o que potencializa a ação do coronavírus no organismo. Ele foi sepultado no Cemitério da Saudade, no município. 

Apesar do óbito, o número de mortes ocorridas em Paraíso tem diminuído mês a mês, conforme dados da Vigilância em Saúde. Em janeiro deste ano, foram cinco óbitos; em fevereiro, uma pessoa morreu, e neste mês, até a manhã de sexta-feira, 23, apenas a morte do idoso havia sido registrada. E o mesmo tem ocorrido com o número de casos confirmados de covid-19: em janeiro foram 303; em fevereiro, 100; e 46 em março.

De acordo com Fernanda Spósito, responsável pelo departamento ligado à Secretaria de Saúde, a queda nos números é fruto da vacinação em massa que tem sido realizada pela prefeitura. “Foi por causa da vacina que esses casos mais graves foram ficando cada vez mais reduzidos. Mas temos ciência de que ainda não acabou”, completa.

A servidora, inclusive, ressalta que a Vigilância em Saúde está aplicando a vacinação bivalente contra a covid-19. No momento, idosos acima 60 anos e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos estão sendo imunizadas. Fernanda Spósito explica que a vacinação ocorre no Posto de Puericultura, durante a semana. Às segundas e quintas, a unidade atende das 8h às 18h30, e às terças, quartas e sextas, das 8h às 16h. Para ser vacinado, a pessoa precisa apresentar sua carteira de vacinação e o cartão nacional do SUS. Além disso, os imunocomprometidos acima de 12 devem ter em mãos um atestado médico comprovando a condição e um formulário disponível no site da prefeitura e nas Unidades de Saúde da Família.

Além disso, um novo drive-thru de vacinação para este público deve ocorrer no próximo sábado, 31, provavelmente na Praça Inês Marcolini, aos fundos do Paço Municipal. De acordo com Fernanda Spósito, as informações serão divulgadas no site e nas redes sociais da prefeitura nos próximos dias.