APC

Academia Paraisense de Cultura

Por: Renato Zupo | Categoria: Justiça | 26-03-2023 02:34 | 3094
Renato Zupo
Renato Zupo Foto: Reprodução

No dia 22 de março de 2023, a Academia Paraisense de Cultura recebeu, em sua sede, membros efetivos e convidados para mais uma reunião presidida pelo Dr. Rômulo Generoso, atual presidente. O objetivo da mesma foi o de informar aos presentes alguns assuntos de interesse interno, bem como apresentar dois novos artistas das letras e da música de nossa cidade: os irmãos Lenildo e Lindomar dos Santos. Lenildo é desenhista e poeta que compõe versos inspirados no quotidiano, versos que falam de amor e da essência das coisas. Lindomar é violinista e poeta.

A acadêmica Paschoalina conheceu Lenildo no centro da cidade e esse apresentou a ela seus poemas, com o intuito de que eles fossem apreciados. Paschoalina levou-os para a Academia e o presidente pediu à acadêmica Maria Rita que fizesse a leitura dos mesmos e ponderá-los. 

O que ela leu, julgou como versos de um poeta que estava despontando para o mundo da literatura. Baseado nisso, foi feito um livreto organizado por Maria Rita e sua filha Poliana, sendo a capa criada e desenhada pela artista plástica Paschoalina, a Linah Biasi.

Os exemplares do Livreto “O Tempo Passa”, de Lenildo José dos Santos, foram entregues ao autor depois de ele se apresentar à frente e fazer a leitura do poema “Da Impermanência”. Paschoalina e Maria Rita leram sucessivamente “Da Ternurinha” e “Da Inspiração”.  Os poemas, que constam no livreto “O Tempo Passa”, foram muito aplaudidos.

Para encerrar a reunião Lindomar também leu o poema “Poeta Menor” de sua autoria e executou, ao violino, as músicas “Jesus, Alegria dos Homens” de Bach e “A Thousand Years” de Cristina Perri. Agradou a todos.

Tornaram-se conhecidos dois novos talentos: Lenildo José e Lindomar.