OPINIÃO

Inédito: lista dos políticos presos no Brasil por casos de corrupção

Por: Redação | Categoria: Do leitor | 12-08-2023 10:03 | 266
Foto: Arquivo

Fábio Caldeira

Após intensa pesquisa, vide relação completa de políticos condenados e que estão presos em regime fechado no Brasil por casos de corrupção: 

Não foi erro desta coluna nem na diagramação do jornal. É que não foi identificado nenhum político preso por corrupção no Brasil. Será que por aqui não há mais corrupção e somos invejados por países como Dinamarca, Nova Zelândia, Finlândia, Singapura e Suécia, países considerados menos corruptos de acordo com relatório da Transparência Internacional?

Por aqui, o último a ser solto foi o ex governador do Rio Sérgio Cabral, considerado símbolo maior e ícone do político corrupto do país. Réu confesso, chegou a ser condenado a 400 anos por singelos 23 processos. Qualificava a propina como “taxa de oxigênio”. Presenteou a esposa com joias milionárias fruto de corrupção e foi personagem destacado na farra dos guardanapos em Paris, momento que foi festejada a corrupção e um tapa na cara das pessoas honestas desse país.

Solto pelo STF, foi recentemente beneficiado pela decisão do ministro Dias Toffoli que estendeu a ele os efeitos da decisão que considerou nulas as provas apresentadas pela Odebrecht em seu acordo de leniência fechado na Operação Lava Jato.

E para concluir, refletindo a quantas anda os valores morais no país, Sérgio Cabral será tema de samba enredo no carnaval de 2024 pela escola de samba União Cruzmaltina, escola da Série Prata do estado. O tema será por ser um ícone da corrupção e impunidade no país?

Não, mas conforme vídeo postado pela escola de samba, serão retratados seus logros quando governou o estado, destacando obras e medidas realizadas como o trecho do metrô até a Barra da Tijuca, o teleférico do Complexo do Alemão e Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Parece que o mecanismo e a poderosa rede de corrupção estão prevalecendo no país!

Pobre Brasil!

(Fonte: Hoje em Dia 11/08/2023)
Doutor em Direito pela UFMG e professor da Academia da PMMG