CAFÉ COM SAUDADE

Unimed e Santa Casa realizam 3ª edição do “Café com Saudade”

Evento ilustra a importância de práticas paliativas para a vida de pacientes e familiares
Por: Ralph Diniz | Categoria: Saúde | 22-09-2023 14:10 | 574
Foto: Reprodução

Na próxima sexta-feira, 29, vai acontecer a terceira edição do evento “Café com Saudade”, uma realização da Unimed em parceria com a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso. O evento busca promover a conscientização sobre os cuidados paliativos, ressaltando seu papel fundamental na melhoria da qualidade de vida de pacientes e seus familiares, trazendo luz à importância da humanização da medicina. A ocasião será palco de um encontro entre profissionais de diversas áreas da saúde e é aberto ao público em geral.

Organizado pelos médicos Rachel de Oliveira Silveira Costantini e Luciano Costantini, o “Café com Saudade” foi concebido para proporcionar um espaço de troca, aprendizado e reflexão. “A importância deste evento é semear o entendimento sobre o que são cuidados paliativos”, salienta o Dr. Luciano, evidenciando que o evento é uma oportunidade para “desmistificar cuidados paliativos” e conhecer o trabalho realizado na Santa Casa e Unimed por equipes especializadas nessa prática.

Dr. Luciano destaca que o evento é um espaço não só para profissionais da saúde, mas para “todo mundo que tem um paciente, um familiar, numa condição que requer cuidados paliativos”, reforçando a necessidade de combater sintomas e proporcionar uma vida digna, humana e carinhosa a pacientes com doenças incuráveis.

O grupo de cuidados paliativos na Santa Casa foi criado em 2018, liderado pela Dra. Rachel, especialista e defensora desses cuidados. Desde então, ela e sua equipe têm se dedicado a profissionalizar e expandir esta especialidade médica, visando uma medicina mais humanizada, resgatando práticas centradas no paciente e seus familiares, onde a doença é parte do tratamento, mas não o seu foco central.

O evento, a ser realizado no Auditório do complexo administrativo da Unimed, das 13h às 18h, conta com palestras, mesas redondas e momentos de compartilhamento de experiências. Temas como “Vivenciando Experiências” e discussões de casos clínicos serão abordados por profissionais da ACCa, Unimed, Santa Casa e familiares de pacientes, que compartilharão suas experiências sobre cuidados paliativos com o público.

O Café com Saudade proporciona ainda um momento significativo de assistência ao luto, uma fase difícil, onde pacientes e familiares podem compartilhar suas experiências, beneficiando-se do suporte mútuo. “Melhor do que os familiares, os pacientes que estão sendo cuidados pelo grupo, e dizer o que eles sentiram”, complementa o Dr. Luciano.

Para os interessados em participar do evento, as inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (35) 35391312 ou pelo e-mail servicosocial@santacasassp.com.br. Será oferecido certificado para os participantes.

Dr. Luciano reforça que o encontro surge como um convite à reflexão sobre a importância de se olhar para a medicina com empatia e humanismo, enxergando o paciente como um todo, respeitando suas vontades e necessidades e proporcionando um final de vida com dignidade e sem dor. “O ‘Café com Saudade’ é mais do que um evento; é uma proposta de transformação no olhar sobre a vida, a doença e a morte”, conclui.

2° Café com Saudades Cuidados Paliativo em 2022
1° Café com Saudades Cuidados Paliativo em 2019