PARAÍSO EM SERESTA

Casa da Cultura teve serenata com o Paraíso em Seresta

Por: Nelson Duarte | Categoria: Educação | 30-09-2023 06:02 | 1220
Foto: Maria Eduarda Magalhães (Duda)

A Casa da Cultura “Antonio Carlos Pinheiro de Alcântara”, sábado, 23, foi palco para a quinta apresentação do grupo musical Paraíso em Seresta, concluindo projeto executado com recursos da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, patrocínio do Grupo Tonin e Laticínios Aviação.

O projeto foi elaborado pela professora de música e artes, Cinara Soares Caetano Vanoni, sendo o primeiro no município paraisense aprovado para receber incentivo cultural da Lei Rouanet. A seleção do repertório se iniciou no final do ano passado, e os ensaios foram a partir de janeiro.

As apresentações do grupo integrado por Sílvia Pessoa Rodrigues, Ângela Paschoal Cardoso, Arthur Henrique Cardoso, Guelfo Colombo Neto e Nelson Duarte com a participação do baterista Joaquim Rafael (Kincas), tiveram início no dia 13 de maio, véspera do Dia das Mães, na Praça Comendador João Alves (Fonte Luminosa). Na sequência, entre lagoas no bairro San Genaro (10/6), na Praça Santa Paula Frassinetti, Lagoinha em 22 de julho, na Praça Nossa Senhora da Abadia, 12 de agosto, e sábado passado, 23 de setembro, na Casa da Cultura, antiga Estação Mogiana.

Nos cinco eventos, com duração aproximada de noventa minutos cada, contou com estrutura de bem montado palco, sonorização, sistema de iluminação e painel de led com recursos visuais que, em sintonia com a proposta do projeto, proporcionou ao público um clima das tradicionais serenatas. Na seleção musical constaram composições de Ary Barroso, Pixinguinha, Catulo da Paixão Cearense e Pedro de Alcântara, Carlos Gomes e Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, Sérgio Bitencourt, Adoniran Barbosa, Jair Amorim e Evaldo Gouvêa, Lourival Faissal / Arsênio de Carvalho, Heitor Villa-Lobos dentre outros.

Apoiadora do projeto, a Academia Paraisense de Cultura (APC) participou dos eventos com a leitura feita por acadêmicas de apreciados textos literários.

Na tarde de segunda-feira (25), os músicos tiveram palestra musicada na Escola Municipal Ibrantina Amaral, e à noite na Escola Municipal Campos do Amaral. Falaram sobre a origem e tradição das serenatas e serestas no País, com ênfase em Minas Gerais e em São Sebastião do Paraíso, mencionando músicos que marcaram época. Em seguida interpretaram tradicionais canções de seresta.

Nos locais públicos e também nas escolas, houve intérprete na linguagem de libras, além do repertório apresentado ter sido disponibilizado em braile.

Patrocinado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, pelas empresas paraisenses Grupo Tonin e Laticínios Aviação, e contador Luiz Gonzaga Pessoni, o projeto teve o apoio da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, da Academia Paraisense de Cultura (APC) e da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de São Sebastião do Paraíso (ACISSP).