AUMENTO CASOS COVID-19

Casos positivos de covid-19 aumentam em Paraíso

Cerca de 220 pessoas contraíram a doença entre os meses de setembro e outubro, sendo que duas morreram. Prefeitura monitora situação e incentiva a vacinação
Por: Ralph Diniz | Categoria: Saúde | 09-11-2023 13:40 | 1622
Foto: Fábio Marchetto/SES-MG

Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais apontam que o número de casos de covid-19 registrados em São Sebastião do Paraíso aumentou nos últimos dois meses, chegando a pouco mais de 220 entre setembro e outubro. A alta segue uma tendência nacional, e a prefeitura ressalta que há vacinas disponíveis para a população.

De acordo com dados obtidos junto à Secretaria Municipal de Saúde, em agosto foram registros 17 casos positivos; em setembro, o número de pessoas que contraíram a doença pulou para 115, e em outubro houve uma ligeira queda, com 106 pacientes positivados. Ainda conforme os números, até o dia 6 deste mês, 16 novos casos tinham sido contabilizados pela pasta.

Destes casos, dois resultaram em mortes. De acordo com informações da prefeitura, um óbito ocorreu em setembro e outro em outubro. As vítimas tinham 58 e 85 anos, tinham comorbidades consideradas graves e não estavam com o quadro vacinal completo. Segundo dados do painel de monitoramento crido pela Secretaria de Estado, Paraíso já registrou 339 óbitos desde o início da pandemia. Ao todos, são 15.703 casos registrados desde 2020.

Outro dado relevante sobre a covid-19 é a quantidade de notificações, ou seja, o número de pessoas que procuraram o sistema público ou particular de saúde apresentando sintomas semelhantes aos causados pelo coronavírus: em agosto foram 187 notificações, contra 434 em setembro, 389 em outubro e 83 até o dia 6 de novembro.

Responsável pela Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito Marcelo Morais, declara que os aumentos em Paraíso estão dentro da normalidade dos picos de casos e que a situação segue sob controle. “O que tínhamos de casos confirmados por dia, hoje demoramos um mês para atingir”, completa.

Apesar do aumento no registro de pessoas com covid-19, a grande maioria apresenta sintomas leves da doença e isso acontece por causa da imunização da população, que teve início em janeiro de 2021. Morais lembra que a prefeitura ainda disponibiliza a vacina bivalente (que protege contra o vírus original, a variante Ômicron e suas subvariantes) para quem ainda não tomou e deseja se vacinar.

Apesar disso, o prefeito diz que a busca pela vacina tem sido muito pequena. “Seguimos monitorando e incentivando as pessoas a se vacinarem para continuarmos em busca de enfraquecer ainda mais a propagação do vírus”, conclui Morais. Moradores em Paraíso que ainda não receberam a dose da vacina contra a covid-19 podem procurar o Posto de Puericultura com o cartão de vacinação e um documento com foto.