CONAE 2024

Paraíso elege quatro delegados para a CONAE 2024

Por: . | Categoria: Educação | 15-11-2023 00:46 | 378
Paraíso elege quatro delegados para a CONAE 2024
Paraíso elege quatro delegados para a CONAE 2024 Foto: Reprodução

Virtualmente, através de plataforma de eventos científicos, envolvendo pessoas delegadas de todo o Estado de Minas Gerais, sábado, 11 de novembro, aconteceu a etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2024). É um evento de caráter técnico e científico, convocado pelo Ministério da Educação e realizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

Neste ano, a Presidência da República convocou em caráter extraordinário a realização da CONAE para ser realizada em janeiro de 2024. Os principais objetivos da CONAE 2024, é avaliar o atual Plano Nacional de Educação (PNE ) cuja vigência se encerra no próximo ano, bem como subsidiar propostas e metas a serem estabelecidas pelo novo PNE que será elaborado nos próximos meses.

A etapa nacional da CONAE é precedida de etapas municipais, territoriais e estaduais. Em cada uma dessas etapas são eleitas as pessoas que serão os delegados para a posterior etapa deste evento de gestão educacional democrática. A organização da CONAE no território de Minas Gerais ficou sob a responsabilidade do Fórum Estadual Permanente de Educação (FEPEMG, que optou pela realização e etapas territoriais que abrangessem diversos municípios, as quais foram organizadas levando em conta as microrregiões do Estado de Minas Gerais. No último dia 28 de outubro foram realizadas as 14 conferências territoriais da CONAE em Minas Gerais.

São Sebastião do Paraíso foi escolhida pelo FEPEMG para sediar a CONAE territorial Sul e Sudoeste de Minas, que foi localmente organizada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional, Ensino Superior e Trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e com Universidade Federal de Lavras (UFLA) – campus de São Sebastião do Paraíso, onde foi realizada.

O evento territorial de São Sebastião do Paraíso teve 158 participantes, dentre professores, secretários e secretárias municipais, diretores de escola, estudantes da educação básica e superior, servidores técnicos administrativos das escolas, e familiares.

Deste evento foram eleitas 50 pessoas para serem os delegados territoriais na etapa estadual da CONAE – realizada na última semana e finalizada no sábado 11 de novembro. Os eleitos pela CONAE territorial de São Sebastião do Paraíso foram professores, estudantes de ensino superior, conselheiros de educação, secretários municipais, gestores escolares, trabalhadores técnicos administrativos.

Na etapa estadual da CON AE foram eleitos 114 delegados de Minas Gerais que irão para Brasília em janeiro de 2024 para debater e propor diretrizes e estratégias para o novo Plano Nacional de Educação. Quatro dos delegados eleitos para representarem nosso Estado na CONAE Nacional são servidores da área de educação do município de São Sebastião do Paraíso, vinculados à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional, Ensino Superior e Trabalho, são eles Cícero Barbosa – secretário municipal, coordenador da e-Tec e diretor da Escola da Ciência e do Saber; Wanderson Cleiton do Carmo – servidor da educação profissional no município; Paula Aparecida dos Santos Duarte – gestora do polo da UAB – Universidade Aberta do Brasil; e Alessandra Geremias Fernandes – secretária do polo da UAB.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia de São Sebastião do Paraíso, Cícero Barbosa destaca que a eleição desses servidores do município para representarem o Estado de Minas Gerais na CONAE é motivo de muita alegria e satisfação, pois de acordo com ele é uma forma de reconhecimento da capacidade técnica do nosso pessoal para serem representantes do Estado em uma atividade de tamanha relevância educacional.

Cícero destacou também que as microrregiões do sul e sudoeste de Minas que estiveram na territorial da CONAE em Paraíso saem fortalecidas para o evento nacional, afinal elegeram oito delegados estaduais.

“Nós iremos para Brasília com o propósito de ser a voz de nossas microrregiões na elaboração de propostas, estratégias e metas para o novo plano nacional de educação, defendendo sobretudo uma educação de qualidade social, pública e que seja transformadora das realidades dos estudantes”, destacou Cícero Barbosa.

A CONAE Nacional está programada para acontecer entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2024. Até lá os delegados estaduais passarão por formações específicas sobre a CO NAE e o Plano Nacional de Educação.          (Secom Pref. SSP)